Total de visualizações de página

sábado, 19 de julho de 2008

Aniversário de uma conquista - Campeonato Brasileiro de 1992 (16)


Fonte: http://www.flaestatistica.com/times1992.htm

Flamengo Campeão Brasileiro 1992
De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Página com informações sobre a equipe do Flamengo que venceu o Campeonato Brasileiro no ano de 1992.

História

Drible inesquecível de Júnior em Renato na Final - Jornal dos SportsA consagração do experiente Maestro Júnior, o Vovô Garoto, e de então jovens talentos do futebol brasileiro, como Gaúcho e Zinho, se deu na conquista do Campeonato Brasileiro de 1992, pelo Flamengo, que se tornou o maior vencedor da história da competição, com cinco títulos.

O time da Gávea ficou apenas em quarto lugar durante a primeira fase da competição, classificando-se, portanto, para o Grupo 1 da segunda fase. Nesta etapa, ficou em primeiro lugar, e garantiu vaga para enfrentar o Botafogo, campeão do Grupo 2, na final do Campeonato, fazendo a segunda final entre times cariocas na história do Brasileirão.

Com um elenco formado essencialmente por jogadores revelados nas divisões de base, o Rubro-Negro chegou à final com muita desconfiança, principalmente por ainda ter como grande craque o já experiente Júnior. E, além disso, por ter melhor campanha, o Botafogo entrava com a vantagem de dois empates nas partidas finais.

Tudo isso foi por água abaixo logo no primeiro jogo da decisão. Em 12 de julho de 1992, o Fla deu um baile nos alvinegros, e com uma grande atuação fez 3x0, ainda no primeiro tempo, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. Com isso, precisou apenas empatar em 2x2 no segundo jogo, em 19 de julho, para sagrar-se pentacampeão brasileiro, diante de 122 mil pessoas, que além do título, assistiram a uma jogada imortalizada no futebol brasileiro: o drible do Vovô Garoto que deixou Renato Gaúcho sentado em campo.

Porém, nem tudo foi festa neste dia. Durante o jogo da preliminar, uma grade da arquibancada do Maracanã cedeu, provocando a queda de centenas de torcedores do Flamengo para o anel inferior, e a morte de 3 pessoas. A partir daí, o estádio foi reformado e nunca mais recebeu um público tão grande.

O Elenco
Goleiro: Gilmar


Lateral-Direito: Charles
Zagueiro: Wilson Gottardo
Zagueiro: Gelson
Lateral-Esquerdo: Piá


Volante: Fabinho
Volante: Uidemar
Meia: Júnior
Meia: Zinho


Centroavante: Gaúcho
Centroavante: Júlio César


Técnico: Carlinhos
Outros Jogadores: Roger, Júnior Baiano, Rogério, Djalminha, Paulo Nunes, Nélio, Marcelinho Carioca, Toto e Zé Ricardo.

Retirado de "http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flamengo_Campe%C3%A3o_Brasileiro_1992"

Hoje faz 16 anos dessa importante conquista.
Time do Flamengo no segundo jogo da final:

C.R. Flamengo 2 x 2 Botafogo (RJ)
Campeonato Brasileiro - 2º Jogo da Final
19/07 - Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Gotardo, Gelson, Fabinho(Mauro), Uidemar, Júnior, Zinho, Júlio Cesar, Gaúcho(Djalminha) e Piá.
Gols: Júnior e Júlio Cesar.

Fonte: http://www.flaestatistica.com/t1992.htm

Nenhum comentário: