Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Aniversário de uma conquista - Estadual de 1927 (29)



Fonte: http://www.flaestatistica.com/times1927.htm

Flamengo 2x1 América - Final do Campeonato Carioca de 1927
De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

História
O Flamengo inicia o Campeonato Carioca perdendo de 3 x 1 para o Vasco e de 9 x 2 para o Botafogo, sendo essa a maior derrota que o Flamengo já teve em seus jogos oficiais. Porém, tirando forças Deus sabe de onde, e criando a partir daí a mística de que sua camisa jogava sozinha, o Flamengo se reabilitou e conseguiu vencer seus adversários, até chegar em igualdade de condições com o América na final do Campeonato. Em junho, o Flamengo perde temporariamente seu grande jogador Moderato, que foi submetido a uma cirurgia de apêndice. Se observarmos que o ano era de 1927, chegaremos a conclusão que era uma cirurgia delicada e que a Medicina desse tempo não poderia ser comparada com a dos dias atuais.
Flamengo e América fariam a decisão. Não era uma final, mas o jogo valia o título da competição que era em pontos corridos. Antes do jogo o Flamengo tinha 25 pontos assim como o América, o Fluminense tinha 24 pontos, sendo assim quem ganhasse o jogo seria campeão e se houvesse um empate o Fluminense acabaria sendo o campeão já que venceu na ultima rodada e chegou a 27 pontos.

O Jogo

Em 19 de setembro, o Flamengo vai a campo, em seu estádio na Rua Paysandu, para enfrentar o América, na decisão do Campeonato Carioca. O time formou com Amado, Hermínio e Hélcio, Benevenuto, Seabra e Rubens, Cristolino, Vadinho, Fragoso, Nonô e Moderato. Sim, ele mesmo. Moderato. Moderato Wisintainer, jogador do Flamengo que havia sido submetido a uma cirurgia de apêndice e que ainda encontrava-se convalescendo, colocou uma cinta abdominal e entrou em campo para defender o Flamengo. Outro fato marcante, foi a presença no time do América do ex-zagueiro do Flamengo, chamado Penaforte, que ao solicitar aos diretores rubro-negros a compra de uma mobília, já que iria se casar, obteve uma resposta negativa, indo jogar no América, que prontamente o presenteia com os móveis para sua casa. A torcida do Flamengo não perdoa Penaforte e o jogo decisivo fica também marcado pela grande pressão que a torcida do Flamengo impõe ao seu ex-atleta. Nonô abriu a contagem para o Flamengo e Moderato fez 2 x 0. O América ainda descontou, porém o Flamengo com garra e vontade insuperáveis, contra tudo e contra todos, de forma heróica, consagra-se como o Campeão Carioca de 1927. De todos os heróis rubro-negros, uma página especial para Moderato, que com seu grande amor ao Flamengo, subestimou a saúde e sua própria vida para ser campeão e ainda marcou o gol do título.

Ficha técnica
FLAMENGO 2 x 1 AMÉRICA
Decisão do Campeonato Carioca 1927

Local: Estádio Rua Paysandu, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18/09/1927
Gols: Nonô, 20'/1ºT, Moderato, 5'/2ºT, e Celso(AME), 16'/2ºT.


FLAMENGO: Amado, Hermínio, Hélcio, Benevenuto, Seabra, Rubens, Cristolino(Nilton), Vadinho, Fragoso, Nonô(Frederico) e Moderato. Técnicos: Joaquim Guimarães e Juan Carlos Bertoni.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flamengo_2x1_Am%C3%A9rica_-_Final_do_Campeonato_Carioca_de_1927

Nenhum comentário: