Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Aniversário de uma conquista - Estadual de 1953 (70)



Fonte das fotos: http://www.flaestatistica.com/times1954.htm
A década de 50 foi uma das mais marcantes para o Flamengo. Não por acaso, o time conquistou vários títulos estaduais, nacionais e internacionais. Hoje um deles, faz aniversário hoje - completa 54 anos - o Estadual de 1953. O Flamengo dá início a conquista desse estadual em 12 de julho de 1953, ao vencer o Madureira por 4 x 0, no Maracanã. Durante o Campeonato Carioca, o Flamengo leva uma verdadeira multidão aos seus jogos, lotando o Maracanã, que já mostrava ser a casa predileta da torcida do Flamengo, grande como o próprio estádio. O campeonato foi realizado em três turnos, e novamente devido à falta de datas, só foi encerrado em 1954. Obteve ao todo, 21 vitórias, sendo derrotado apenas 2 vezes. O time base foi Garcia, Pavão, Marinho, Servílio, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Benitez e Esquerdinha. Foi em 1953 que o Flamengo perde um de seus maiores jogadores. Biguá encerra sua carreira, depois de 12 anos defendendo a camisa rubro-negra. Ao final do ano, o Flamengo inicia o terceiro turno, vencendo o Fluminense por 2 x 1 em um jogo memorável e o América por 2 x 0. Ainda faltavam 3 jogos, porém devido à falta de datas, foram jogados em janeiro de 1954. Em 03 de janeiro, o Flamengo vence o Bangu por 2 x 0. Em 10 de janeiro, derrota o Vasco por 4 x 1, com gols de Esquerdinha, Índio e dois de Benitez, assegurando o título de Campeão Carioca com uma rodada de antecedência. Em 20 de janeiro, o Flamengo derrota o Botafogo por 1 x 0, com gol de Rubens e ratifica o título de campeão carioca de 1953. Benitez é o artilheiro do campeonato com 22 gols.

C.R. Flamengo 1 x 0 Botafogo (RJ)
Campeonato Carioca 1953 - 3º Turno
20/01 - Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Garcia, Marinho, Pavão, Servílio, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Benitez e Esquerdinha.
Gol: Rubens.
( C.R. Flamengo Campeão Carioca de 1953 )

Fonte: http://www.flaestatistica.com/t1954.htm
http://flapedia.forsystem.info/1953

Depois de um longo jejum (nove anos), o Flamengo voltou a conquistar um título. Desta vez, o comandante foi o paraguaio Fleitas Solich, que substituiu Flávio Costa. Solich teve um início complicado, com derrotas para Fluminense e Botafogo. Mas, aos poucos, o técnico ajustou a equipe, que, comandada por Rubens, Dequinha e Pavão, faturou o título com uma rodada de antecedência ao abrir cinco pontos sobre o Fluminense.
Time-base: Garcia, Marinho e Pavão; Servílio, Dequinha e Jordan; Joel, Rubens, Índio, Benítez e Esquerdinha. Técnico: Fleitas Solich
Campanha: 27 jogos, 21 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. 77 gols pró, 27 contra, 50 de saldo.
Artilheiro: Benítez (22 gols).

Fonte: http://www.lancenet.com.br/hotsite/flamengo2008/30titulos.stm

Nenhum comentário: