Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Flamengo larga na frente na briga pelo título carioca


Alexandre Cassiano/O Globo
Rubro-negro manteve a base e é visto como o favorito para o tricampeonato

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Tamanho da letra

A- A+ O Flamengo foi o clube que menos se reforçou para a disputa do Campeonato Carioca. Mas nem por isso deixa de entrar na competição como o favorito ao título. É a opinião dos especialistas ouvidos pelo GLOBOESPORTE.COM. Tudo porque o clube conseguiu manter a base da última temporada, em que ficou em quinto lugar no Campeonato Brasileiro.

O Rubro-negro, que luta pelo tricampeonato, trouxe o zagueiro Douglas e o meia Willians, ambos do Santo André, o lateral-direito Everton, que estava no Friburguense, e acertou em cima da hora com o meia Zé Roberto, ex-Botafogo e que estava no Schalke 04, da Alemanha. Além deles, o zagueiro Fabrício, que estava no Paraná, e o atacante Kayke, que jogou no Brasiliense, retornam ao Flamengo após o fim dos empréstimos.

O técnico Cuca volta ao clube para substituir Caio Júnior, dispensado pela diretoria após a queda de rendimento na reta final do Campeonato Brasileiro. O Flamengo perdeu poucos jogadores. O atacante Diego Tardelli foi para o Atlético-MG, o volante Jaílton acertou com o Fluminense, o zagueiro Dininho se transferiu para o Santo André e o lateral-direito Luizinho parou no Santos.

Cuca não terá problemas para entrosar o time. A base está junta há algum tempo. Principalmente o setor defensivo formado por Bruno, Leo Moura, Ronaldo Angelim, Fabio Luciano e Juan.

- Quem se reforçou melhor foi o Fluminense. Mas o fato de o Flamengo permanecer com o mesmo conjunto o coloca em uma situação ligeiramente melhor. Leva tempo para entrosar a equipe. O Fluminense mesmo serve como exemplo nos últimos dois anos. Contratou bastante e demorou para o time se acertar. Para conseguir entrosar um time é preciso de tempo - disse o comentarista do SporTV, André Loffredo.

O entrosamento deve ser um ponto a favor principalmente no início do Campeonato Carioca. Por isso, sai na frente na disputa da Taça Guanabara, que vale vaga na final.

- O Flamengo deve levar vantagem por estar mais entrosado. Até os rivais se arrumarem vai levar um tempo e a tendência é que o Flamengo ganhe a Taça Guanabara. Vasco, Fluminense e Botafogo praticamente montaram novos times. Mas falta ao Flamengo um artilheiro - disse Álvaro Oliveira Filho, comentarista da rádio CBN e gerente nacional de esportes do Sistema Globo de Rádio, que considera o setor defensivo do Rubro-negro muito forte.

- O Flamengo tem dois laterais (Leonardo Moura e Juan) que são difíceis de encontrar em outro clube brasileiro. Tem um goleiro (Bruno) que é um dos melhores do Brasil. E dois zagueiros bons também - completou.

Fluminense é visto como o maior rival na briga pelo título

Lédio Carmona, comentarista do SporTV, também considera que o Flamengo larga na frente. Mas acha que a diferença pode ser recuperada pelos rivais cariocas. Principalmente se o favoritismo contagiar o elenco rubro-negro.

- Como os outros três clubes se remontaram, o Flamengo tem uma vantagem no início. Não sei se vai ser para todo o Carioca. Mas para a Taça Guanabara é uma vantagem. Resta saber como o clube vai lidar com os problemas. Pode acontecer uma acomodação, por exemplo. Os jogadores podem se achar donos absolutos das posições, não se esforçarem como devem. O Fluminense vem um time bom de novo. Mas o Conca não é um Thiago Neves. Mas tem chance de ficar próximo ao Flamengo. Já o Botafogo é um time competitivo, mas não é tão bom como pensa o Ney Franco. E o Vasco é uma verdadeira incógnita. Ninguém sabe ao certo como o time vai se comportar - disse.

A contratação de Zé Roberto, que só disputou três partidas pelo Schalke 04 no Campeonato Alemão, gera desconfiança no comentarista do SporTV, Paulo Cesar Vasconcellos.

- Se for o Zé Roberto de tempos atrás do Botafogo é uma ótima contratação. Se for o que saiu aqui do Brasil para ir para a Europa será no mínimo trabalhosa. Agora qual Zé Roberto vai chegar só depende dele. O que chegou ao Botafogo era ótimo. O que saiu era desinteressado e faltava treino - disse PC Vasconcellos.

No total, 31 jogadores participam da pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis. A maior carência do elenco segue sendo no ataque. E o Flamengo perdeu Diego Tardelli, que foi para o Atlético-MG. O clube mineiro aceitou pagar o que o Rubro-negro devia ao São Paulo na transferência do jogador em 2008.

- Faltou ao Flamengo buscar um atacante. Foi onde o time teve dificuldades no ano passado. O Caio Júnior não encontrou esse jogador no elenco na reta final do Brasileiro. Mas a política muitas vezes corresponde a realidade financeira do clube. Eu também não vi nenhum esforço para procurar esse nome - disse Loffredo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL948743-9865,00-TIME+A+TIME+FLAMENGO+LARGA+NA+FRENTE+NA+BRIGA+PELO+TITULO+CARIOCA.html

Nenhum comentário: