Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fla despacha o Vitória no Engenhão e entra no G-4

Em noite que Juan marcou um gol e foi criticado, e Ibson perdeu um pênalti e recebeu carinho, cariocas levam a melhor no duelo rubro-negro

Cahê Mota
Rio de Janeiro

Foi um triunfo com roteiro às avessas para o Flamengo, neste sábado, no Engenhão. Quem fez o gol, ganhou vaias. Quem perdeu pênalti, recebeu aplausos. O Rubro-Negro carioca despachou o Vitória por 2 a 1, pela nona rodada do Brasileirão, e entrou pela primeira vez no grupo das equipes que se classificam para a Libertadores em noite de momentos opostos para Juan e Ibson.

Autor do primeiro gol do Flamengo - Roger empatou para o Vitória e Emerson marcou o do triunfo -, o lateral Juan, que teve má atuação, sofreu com a ira da torcida e foi vaiado quase todas as vezes que tocou na bola. O volante, que deve se despedir do clube - o Porto não aceitou a proposta rubro-negra, mas a diretoria promete contra-atacar -, desperdiçou um pênalti, mas ouviu das arquibancadas os gritos de “Fica”.

Com 14 pontos, o Rubro-Negro carioca pulou para a quarta posição na competição, uma colocação atrás dos baianos, que, com 16, permanecem em terceiro. Para se manter no G-4, o Flamengo vai secar ainda nesta rodada o Palmeiras, que enfrenta neste domingo o Avaí, em Floripa, e o Corinthians, que recebe o Fluminense, na quarta-feira. Na próxima rodada, o Flamengo vai até o Morumbi encarar o São Paulo, domingo, às 16h, enquanto o Vitória recebe o Santos, no mesmo dia, às 18h30m, no Barradão, em Salvador.

Juan abre o placar, mas não evita vaias

Os minutos iniciais do Flamengo na nova casa foram dignos de um time visitante. Desacostumado com o gramado e as dimensões do Engenhão, o Rubro-Negro carioca foi surpreendido pelo Vitória, que, logo aos quatro minutos, acertou a trave esquerda de Bruno em cobrança de falta de Leandro Domingues.

Se tecnicamente as coisas não iam bem, Cuca teve também um problema de contusão e se viu obrigado a trocar Toró, que sentia dores na coxa, por Everton, aos oito. A alteração deixou o Flamengo mais ofensivo. Tanto que o próprio Everton foi o responsável pela primeira boa chance. Aos 12, ele recebeu de Emerson com liberdade, mas se enrolou todo na entrada da área e perdeu a bola.

Mais organizado em campo, o Flamengo começou a tomar conta do jogo e por pouco não abriu o placar aos 17. Juan rolou para Ibson, que errou o chute, mas acabou achando Adriano livre na área. Em impedimento, o Imperador fez o gol, anulado pela arbitragem. E se o Fla rapidamente se recuperou do início ruim, um jogador em especial se manteve abaixo da média: Juan.

Superado por Apodi em quase todas as jogadas, o lateral errava também os cruzamentos e foi muito vaiado pelo torcedor. Com o lado esquerdo deficiente, a equipe assustou aos 25 em boa trama pela direita. Léo Moura driblou Leandro e serviu Ibson. O camisa 7 emendou de primeira e tirou tinta da trave de Viáfara.

No lance seguinte, porém, o time de Cuca não vacilou e abriu o placar justamente com o “vilão” da história. No auge das vaias, Juan recebeu lindo lançamento de Kleberson e emendou de primeira, sem chances para o goleiro colombiano do Vitória: 1 a 0 no placar e comemoração séria. O lateral-esquerdo sequer esboçou uma vibração e recebeu o abraço dos companheiros.

O gol deu tranquilidade ao Fla, que ainda levou perigo com Everton, aos 32. O meia recebeu de Adriano dentro da área e concluiu por cima do travessão. O jogo estava sob controle, mas exatamente 10 minutos depois de abrir o marcador Juan errou dois cruzamentos em sequência e voltou a ser vaiado.

Timidamente, o Vitória assustou somente nos minutos finais da primeira etapa. Aos 43, Roger aproveitou falha da zaga e cabeceou na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, Adriano tentou colocar a bola entre as pernas de Wallace, foi desarmado e possibilitou um perigoso contra-ataque, desperdiçado por Elkeson, que jogou a bola nas alturas.

Na saída para o vestiário, Bruno reclamou:

- Estamos ganhando, mas não estamos jogando bem.

Vitória começa melhor, mas Emerson salva o Fla

A reclamação do capitão rubro-negro não surtiu efeito. Na volta para o segundo tempo, o Flamengo se mostrou apático e foi pressionado pelo Vitória. Aos seis, Ibson recebeu uma pancada na cabeça e abandonou a jogada. Elkeson invadiu a área e rolou para Roger, que furou duas vezes na frente de Bruno. Na sequência, Vanderson emendou de primeira da intermediária e isolou.

O susto não acordou o Flamengo, que, apesar das boas atuações de Ibson e Kleberson seguia errando muitos passes. Melhor do time baiano em campo, Apodi seguia infernizando a vida de Juan e, aos 15, descolou cruzamento perfeito para Roger igualar o placar. O atacante saltou mais do que Willians e Ronaldo Angelim e escorou de cabeça no canto de Bruno.

Com o empate, Cuca substituiu Juan, muito vaiado, por Zé Roberto. A mudança jogou a equipe para o campo de ataque, e, após uma pressão de três minutos, o Fla desempatou. Primeiro, Ibson levantou na área para conclusões ruins de Everton e Adriano. Em seguida, foi a vez de Emerson chamar o jogo para si e chutar para boa defesa de Viáfara. Logo depois, no entanto, o Sheik deu um tiro certeiro, aos 23. Após tabela malfeita por Adriano e Zé Roberto, a bola sobrou limpa para Anderson Martins. O zagueiro do Vitória cochilou e "deu o passe" para Emerson, que deslocou o goleiro: 2 a 1 Flamengo.

A desvantagem abateu o time baiano, que ainda perdeu Apodi, lesionado. O lateral deu lugar a Nino, que logo no primeiro lance fez pênalti em Zé Roberto, aos 33. O atacante invadiu a área e foi acertado por trás. Prestes a ter o contrato encerrado com o clube, Ibson conversou com Adriano e assumiu a cobrança.

Aos gritos de “Fica, Ibson”, o volante só não contava com o “estraga-prazeres” Viáfara. O camisa 7 bateu no canto direito, e o goleiro colombiano fez a defesa. No rebote, Léo Moura acertou o travessão. O lance poderia servir para impulsionar o Vitória, mas na jogada seguinte Vanderson se irritou com uma falta de Emerson, deu uma cabeçada no rival e foi expulso.

Foi uma ducha de água fria para o time baiano, que ainda teve uma boa oportunidade no último minuto, quando Kleberson derrubou Neto Berolla na entrada da área após trapalhada de Petkovic, que entrara a pedido da torcida, e também recebeu o vermelho. Leandro Domingues cobrou a falta para fora, e o torcedor do Rubro-Negro carioca respirou aliviado e dentro do G-4.

Ficha técnica:

FLAMENGO 2 x 1 VITÓRIA
Bruno, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan (Zé Roberto); Toró (Everton), Willians, Ibson e Kleberson; Emerson (Petkovic) e Adriano. Viáfara, Wallace, Victor Ramos e Anderson Martins (Adriano); Apodi (Nino), Vanderson, Wellington, Leandro Domingues e Leandro; Roger e Elkeson (Neto Berolla).
Técnico: Cuca. Técnico: Carpegiani.
Gols: Juan, aos 26 minutos do primeiro tempo. Roger, aos 15, e Emerson, aos 23 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Anderson Martins, Nino e Apodi (Vitória); Kleberson e Emerson (Flamengo). Cartão vermelho: Vanderson (Vitória) e Kleberson (Flamengo)
Estádio: Maracanã. Data: 04/07/2009. Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE). Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Jossemar Diniz Moutinho (PE).

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1218836-9827,00.html

Nenhum comentário: