Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Jogos na Memória: motivos de orgulho dos flamenguistas

Jogos na Memória: confira os motivos de orgulho dos flamenguistas

Geração da década de 80 domina a lista.

Bernardo Ferreira
Rio de Janeiro

A geração mais vencedora da história do Flamengo domina a segunda edição dos Jogos na Memória, que destacam os orgulhos e as vergonhas do torcedor rubro-negro. Entre os representantes daquela época que mais aparecem na lista, estão Zico e Junior. Eles relembram, com depoimentos, partidas especiais em suas carreiras.

O timaço da década de 80 incluiu uma partida até na lista dos vexames. O primeiro colocado, no entanto, é bem mais recente. Confira abaixo os vídeos e os dois rankings montados pelo GLOBOESPORTE.COM, e veja quais jogos foram escolhidos pelos internautas.

1º lugar: Flamengo 3 x 0 Liverpool, em 1981

Em Tóquio, Fla de Zico chega ao seu auge Pré-jogo: O Flamengo ganhara a Libertadores batendo o Cobreloa, 20 dias antes. O Liverpool, que já havia sido campeão europeu em 1977 e 78, vencera também a edição de 1981.

Orgulho: Naquela época, ganhar a Libertadores era algo distante para os brasileiros. Faturar o título mundial, então, nem se fala. A façanha foi conquistada pelo maior Flamengo de todos os tempos, em cima do principal time europeu. E para isso bastaram 45 minutos.

Memória: "Fazia muito frio no Japão, por volta de dois graus, e os ingleses estavam mais acostumados a esse clima. Chegaram ao estádio de terno e gravata ou de sobretudo, enquanto nós havíamos chegado de macacão, chinelo, tocando pagode. Eles viram aquilo e acharam que iriam ganhar facilmente", Tita (atualmente técnico).

FLAMENGO 3 x 0 LIVERPOOL
Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Grobbelaar, Neal, Ray Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson).
Técnico: Paulo César Carpegiani. Técnico: Paisley.
Gols: Nunes, aos 13, Adílio, aos 34, e Nunes, aos 41 minutos do primeiro tempo.
Estádio: Nacional (Tóquio). Data: 13/12/1981. Árbitro: Rúbio Vazques (México).

2º lugar: Vasco 1 x 3 Flamengo, em 2001

Pré-jogo: Derrotado por 2 a 1 na primeira partida da final, o Flamengo precisava ganhar por dois gols de diferença para se sagrar tri estadual - mais uma vez diante do Vasco.

Orgulho: Foi a coroação de um time guerreiro que terminou o primeiro tempo levando o gol de empate. Foi o terceiro título seguido sobre o maior rival em decisões do Carioca. Foi a imortalização de um gol de falta (e nem era Zico na cobrança).

Memória: "Olhei para a arquibancada do Vasco, lotada, depois o Joel Santana de pé, e mais atrás o Eurico dando uma baforada com o charuto. Tudo isso numa fração de segundos. O Pet pegou a bola, e eu tirei o Santo Antônio do bolso e fiquei segurando. E aí aconteceu", Zagallo.

VASCO 1 x 3 FLAMENGO
Helton, Clebson, Geder (Odvan), Torres e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Pedrinho (Jorginho) e Juninho Paulista; Euller e Viola (Dedé). Júlio César, Alessandro (Maurinho), Fernando, Juan, Cássio, Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho), Petkovic, Reinaldo (Roma) e Edílson.
Técnico: Joel Santana. Técnico: Zagallo.
Gols: Edílson, aos 23, e Juninho Paulista, aos 40 minutos do primeiro tempo; Edílson, aos oito, e Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Helton, Jorginho Paulista, Juninho Paulista, Clebson e Fabiano Eller (Vasco); Juan e Beto (Flamengo).
Estádio: Maracanã. Data: 27/05/2001. Árbitro: Léo Feldman (RJ). Público: 60.038.

3º lugar: Flamengo 2 x 0 Cobreloa, em 1981

Pré-jogo: Os dois times entrariam em campo pela terceira vez na final da Libertadores, agora em campo neutro, após vitória brasileira por 2 a 1 no Rio e chilena por 1 a 0 em Santiago.

Orgulho: A decisão teve o triunfo do bom sobre o mau. Sem um juiz condescendente com a violência do Cobreloa, prevaleceu a classe do Fla. No fim, os rubro-negros quiseram mostrar que eram capazes de ganhar na bola e no braço - vingando-se do vilão Mario Soto.

Memória: "O Flamengo foi superior e não deu chance ao Cobreloa. No fim, os jogadores até se conformaram. O técnico deles veio nos abraçar e pedir desculpa pelo que havia acontecido no Chile. O Anselmo entrou para mostrar que brasileiro não é banana, como eles tinham afirmado. Que também somos bons de briga. Até os jogadores chilenos gostaram da agressão ao Mario Soto. Disseram: 'Ele merece'", Adílio.

FLAMENGO 2 x 0 COBRELOA
Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer e Junior; Leandro, Andrade e Zico; Tita, Nunes (Anselmo) e Adílio. Wirth, Tabile, Páez (Múñoz), Mario Soto e Escobar; Jiménez, Merello e Alarcón; Puebla, Siviero e Washington Oliveira.
Técnico: Paulo César Carpegiani. Técnico: Vicente Cantatore.
Gols: Zico, aos 18 minutos do primeiro tempo e aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Junior (Flamengo); Escobar (Cobreloa). Cartões vermelhos: Andrade e Anselmo (Flamengo); Jiménez, Mario Soto e Alarcón (Cobreloa).
Estádio: Centenário, em Montevidéu (URU). Data: 23/11/1981. Árbitro: Roque Cerullo (URU). Público: 30.200.

4º lugar: Flamengo 3 x 0 Botafogo, em 1992

Pré-jogo: O Flamengo se classificou na primeira fase graças a uma arrancada nas últimas rodadas. Na segunda fase, foi líder de uma chave com Vasco, São Paulo e Santos.

Orgulho: O bordão "deixou chegar, ninguém segura" ganhou mais força do que nunca depois de o time ser visto como carta fora do baralho na fase inicial. Na decisão, atropelou o favorito Botafogo no jogo de ida, praticamente assegurando o primeiro título de expressão pós-Zico.

Memória: "Naquele dia, algumas peças atuaram acima da expectativa, como Piá, Júlio César e Charles. Para mim, teve sabor especial. Eu era o último remanescente daquele timaço (da década de 80) e estava encerrando a carreira. Foi a cereja na torta de toda a minha carreira. Ainda terminei como artilheiro, o que nunca havia acontecido comigo, e voltei à seleção brasileira. Foram ótimos momentos, que ainda estão vivos na minha memória e na de todos os flamenguistas", Junior, atualmente comentarista da TV Globo.

FLAMENGO 3 x 0 BOTAFOGO
Gilmar, Fabinho, Júnior Baiano, Wilson Gottardo e Piá; Junior, Uidemar e Zinho; Júlio César, Gaúcho e Nélio (Paulo Nunes, depois Marcelinho Carioca). Ricardo Cruz, Odemilson, Renê, Márcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias; Renato Gaúcho, Valdeir e Pichetti.
Técnico: Carlinhos. Técnico: Gil.
Gols: Junior, aos 15, Nélio, aos 34, e Gaúcho, aos 38 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Paulo Nunes e Júnior Baiano (Flamengo); Wilson Gottardo e Valdeir (Botafogo). Cartão vermelho: Márcio Santos (Botafogo).
Estádio: Maracanã. Data: 12/07/1992. Árbitro: José Roberto Wright. Público: 102.547.


5º lugar: Flamengo 4 x 1 Fluminense, em 1986

Pré-jogo: Três meses após uma cirurgia no joelho, Zico havia voltado a jogar numa excursão ao Oriente Médio. Em seguida, enfrentaria o Fluminense na abertura do Carioca.

Orgulho: Quando apareceu no placar o nome do maior ídolo rubro-negro, a torcida tricolor gritou "bichado". A vingança veio logo depois, com três gols, um deles em cobrança magistral de falta. A partida garantiu a convocação de Zico para a seleção (e a ida à Copa no México).

Memória: "A grande surpresa foi justamente a torcida do Flu me receber daquela forma. Não esperava, pois até aquela data nunca tinha feito nada para merecer aquele coro. Acho que foi uma das maiores atuações que tive na vida. Aquela foi a única partida oficial que eu e Sócrates fizemos juntos no Flamengo. Abriu o caminho para derrubar o sonho do tetra do Flu e motivar o Fla, que acabou conquistando o campeonato.", Zico (atualmente técnico do CSKA Moscou).

FLAMENGO 4 x 1 FLUMINENSE
Cantarele, Jorginho, Leandro, Mozer e Adalberto; Andrade, Sócrates e Zico; Bebeto, Chiquinho e Adílio. Paulo Victor, Alexandre Torres (Renato Martins), Vica, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Leomir e Renê; Romerito, Gallo (Édson Souza) e Tato.
Técnico: Sebastião Lazaroni. Técnico: Nelsinho Rosa.
Gols: Zico (três) e Bebeto; Leomir.
Estádio: Maracanã. Data: 16/02/1986. Árbitro: Luís Carlos Félix.

Adaptado da Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1250210-9865,00-JOGOS+NA+MEMORIA+CONFIRA+OS+MOTIVOS+DE+ORGULHO+E+VERGONHA+DOS+FLAMENGUISTAS.html

Nenhum comentário: