Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O fator Andrade


Andrade é um predestinado. Aquele time campeão do planeta de 1981 tinha vários craques que davam pinta de que seriam técnicos. Falavam muito em campo, lideravam com naturalidade e, pela bola que jogavam, mostravam claramente que entendiam muito aquele jogo. E muitos daqueles craques efetivamente se tornaram treinadores. Como Mozer, Junior, Carpegiani, Adílio, Tita, Zico e o improvável Andrade.

Improvável sim, porque de todos aqueles craques que superpovoavam o nosso esquadrão, Andrade, o Tromba, sempre foi o mais caladão. Era o que menos aparecia e apostar em seu sucesso em uma futura carreira de treinador era uma aposta bem amalucada. E ninguém se importava com isso, naquela época Andrade não precisava falar nada, pois já dizia tudo com os pés.

Depois da sua temporada no ULA Mérida da Venezuela, para onde fora emprestado por duas temporadas ainda moleque, Andrade voltou à Gávea no fim de 78 e não demorou para que Cláudio Coutinho inventasse um lugar para aquele centro-médio (era como se chamava a posição antanho) de extrema habilidade. Jogando naquela máquina Andrade era um monstro entre os monstros. Com o Manto numero 6, postando-se à frente da zaga, Andrade conquistou tudo que havia para ser conquistado. Foi campeão Carioca, Brasileiro, Continental e Mundial. E sempre jogando muito.

São tantos os seus grandes momentos que fica até chato relacioná-los. Para simbolizar sua predestinação basta dizer que Andrade foi o protagonista de um dos mais belos de decisivos solos daquela orquestra rubro-negra que entrou para a história. É dele a porrada que estufa as redes de Paulo Sérgio, aos 42 do segundo tempo no Flamengo 6 x 0 Botafogo da vingança em 1981, um momento antológico do futebol brasileiro.

Depois de alguns anos meio sumido Andrade reaparece na Gávea como auxiliar técnico. Seu nome só aparecia no jornal quando o treinador era demitido ou pedia pra sair. Aí quem ia segurar o rabo de foguete era o interino Andrade. Com a chegada de um novo treinador voltava o Andrade à sombra e a vida continuava.

Esse ano foi diferente, quando Cuca foi limado e Andrade assumiu a interinidade pela milésima vez o roteiro não se repetiu. Andrade segurou a onda do então instável grupo de jogadores, ajudou a quebrar tabus e começou a colocar o time pra jogar ao seu estilo. Com categoria e cabeça fria, mas com muita raça e inteligência. Andrade soube trazer o elenco para o seu lado e operou em alguns molambos já condenados pela torcida verdadeiros milagres da reabilitação. Os resultados não demoraram a aparecer.

Segundo os especialistas que reduzem tudo às notas Andrade é hoje o técnico com melhor média de desempenho de todo o Campeonato Brasileiro. O time que ele montou tem muito da eficiência com que ele se notabilizou quando jogava. É um time frio, mas raçudo. Agressivo, mas muito bem postado na defesa. E, contrariando até mesmo suas características mais tradicionais, o Flamengo de Andrade é um time ameaçadoramente discreto. Um time que aprendeu a chegar sem alarde pra tocar o terror.

Andrade é hoje, indiscutivelmente, um dos grandes treinadores do país. Diferentemente dos técnicos da modinha Andrade é avesso à palhaçadinhas em entrevistas coletivas. Fala sempre reto e sem presepada. Inimigo numero 1 da fanfarronice e do oba-oba, Andrade tem trabalhado magistralmente para manter o Mengão no sapatinho máximo que nos catapultou da 14ª para 2ª posição na tabela. Mérito dele, que conhece o ambiente da Gávea como poucos e sabe que como combater vermes e bactérias nocivas sempre com a vacina certa.

Adriano é decisivo, Pet faz a diferença, Bruno, Álvaro e Maldonado tão jogando bagarai. Saudemos a esses guerreiros, eles realmente merecem nossos aplausos. Mas não se iluda. Esse Flamengo que estamos vendo passar o rodo na arcoirizada sem titulo é o Flamengo do Andrade. Esse time já tem a sua marca, a sua assinatura. Agora só falta o título para coroar esse belíssimo trabalho.

Vamos pra cima deles, Mengão!

Ilustração: Fabio Lopez

Fonte: http://colunas.globoesporte.com/arthurmuhlenberg

Nenhum comentário: