Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Flamengo reage em silêncio e recupera a hegemonia do futebol brasileiro


Ronaldo Angelim comemora o gol do título do Flamengo no Maracanã

Em apenas sete anos, entre 1980 e 1987, o Flamengo ganhou quatro campeonatos brasileiros. Num intervalo de 12 foram cinco, tornando-se o maior campeão nacional num momento em que seus mais próximos perseguidores, Internacional e São Paulo, tinham três conquistas cada. Os rubro-negros eram, assim, em 1992, os absolutos detentores da hegemonia do futebol brasileiro.

Por 17 anos o Flamengo ficou sem ganhar o campeonato. Um longo jejum marcado pela luta contra o rebaixamento em várias temporadas e pela frustração da maior torcida do Brasil. Nesse período, outros clubes se aproximaram das cinco conquistas em vermelho e preto, até que os são-paulinos superaram os rubro-negros chegando às seis e assumindo a hegemonia.

Paralela e silenciosamente, enquanto o São Paulo tornava-se hexacampeão, o Flamengo, penta, reagia. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, deixou, aos poucos, a luta para não cair, tanto que a briga contra o rebaixamento à Serie B só atormentou os torcedores em dois dos sete campeonatos disputados neste formato.

Numa arrancada espetacular, em 2007 os flamenguistas voltaram à Libertadores. Em 2008 ficaram fora do torneio por apenas um ponto e agora, em 2009, não só garantiram a vaga na maior competição do continente como reconquistaram o titulo nacional.

Os torcedores não querem esperar mais 17 anos pelo hepta. De uma coisa eles sabem, o retorno do time a luta pelos primeiros lugares não foi um mero episódio isolado. Já são três temporadas brigando no bloco de cima.

Sim, senhoras e senhores, mesmo em meio a brigas políticas, salários atrasados e falta de estrutura, o gigante preto e vermelho acordou. Seis vezes campeão do Brasil, o Flamengo forte está de volta.

PS: aos com dificuldade para entender o que está na cara, segundo o dicionário, hegemonia significa "preponderância, supremacia", obviamente agora dividida entre Flamengo e São Paulo. Aos que insistem no tema "1987", sugiro clicar aqui e ler a melhor matéria já feita sobre o que aconteceu naquele ano. Não irei responder absolutamente nada a respeito desse tema chato que serve de munição para desinformados e fanáticos, tenho mais o que fazer.

Fonte: http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira

Nenhum comentário: