Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Números do campeão: Fla também fica na frente em diversos rankings do Brasileiro


Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Rubro-negros roubaram mais bolas, levaram menos cartões vermelhos e também se destacaram nas jogadas de linha de fundo e nos contra-ataques

Rodrigo Breves Rio de Janeiro

O ranking mais importante para se terminar em primeiro no Campeonato Brasileiro é a tabela de classificação, e o Flamengo conseguiu isso e, consequentemente, o título nacional. Mas não foi apenas na pontuação que o time carioca alcançou a liderança. Alguns fundamentos ajudaram a equipe comandada por Andrade a atingir o objetivo de se tornar hexacampeã na temporada 2009.

Um ranking absolutamente dominado pelo Fla praticamente do começo ao fim foi o de bolas roubadas. Foram 781 adversários desarmados desde o início da competição, sendo que só o volante Willians deu uma de bom ladrão em 149 oportunidades. Essa combatividade fez o jogador ser expulso duas vezes, mas, em termos de cartões vermelhos, ele também destoou, porque o time rubro-negro foi o que menos teve atletas excluídos das partidas entre os 20 participantes: um total de quatro.

Além disso, o Flamengo foi o time que mais realizou dois tipos de jogadas. Os rubro-negros partiram para o contra-ataque 134 vezes e foram à linha de fundo em 269 oportunidades. Com isso, a equipe também acabou se tornando a que mais levantou bolas na área: 657 cruzamentos. E, para completar os primeiros lugares rubro-negros, os escanteios a favor: 249. Vale lembrar que, em dois deles, Petkovic fez gols olímpicos contra Palmeiras e Atlético-MG (relembre o primeiro no vídeo ao lado), sem contar a cobrança para a cabeçada certeira de Ronaldo Angelim, que garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio e o hexa.

Mas nem só de lideranças vive o campeão brasileiro. O Fla não teve a melhor defesa, que foi a do São Paulo com 42 gols sofridos. No entanto, a zaga foi vazada apenas 44 vezes, o que lhe garantiu a segunda colocação geral neste ranking ao lado do Internacional. Em relação ao ataque, o Grêmio foi o mais efetivo com 67 bolas na rede, e o Rubro-Negro ficou em sexto graças aos 58 gols assinalados.

A habilidade dos jogadores do Flamengo também fez do time um dos que mais sofreram faltas no campeonato. Nem tanto quanto o Fluminense, que teve seus atletas derrubados 813 vezes, mas os flamenguistas ficaram em quarto com 715 faltas sofridas. O time da Gávea também não exagerou na reação, pois foi o sétimo nas infrações: 677 contra 624 do Corinthians, o mais leal integrante da Série A.

Já os passes não foram um ponto forte na equipe. O Atlético-MG errou menos na competição, somando 1.007 equívocos. As falhas rubro-negras foram maiores: 1.266 passes errados e o 12º lugar neste ranking. Na hora de acertá-los, o Fla foi efetivo em 7.643 oportunidades, o nono melhor apenas. O Inter fez a bola girar de pé em pé 9.570 vezes. Os impedimentos ainda interromperam 99 ataques do Fla, enquanto o Timão teve 65 lances do gênero observados pelo auxiliar do árbitro.

Faltou também arriscar mais a gol por parte dos jogadores do Flamengo. Enquanto os líderes deste ranking, Botafogo e Barueri, finalizaram 617 vezes cada, os rubro-negros tentaram ameaçar a meta adversária em 472 lances. O 15º lugar neste fundamento mostra que o título talvez viesse com maior facilidade se o time arriscasse mais finalizações.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1407537-9865,00.html

Nenhum comentário: