Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

De flamenguista para flamenguista

Luxemburgo declarou no Show do Apolinho que quer comprometimento com torneios do Fla em 2011
Treinador revelou ainda sobre o que espera de Val Baiano e Diogo
Gabriel Vasconcellos - Super Rádio Tupi

Em participação especial ao programa Show do Apolinho, na Super Rádio Tupi, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, abriu o jogo para Washington Rodrigues e mostrou os seus projetos para o clube. Além da construção de um centro de treinamento, vai cobrar o comprometimento dos atletas e seus empresários com as competições que o rubro-negro vai participar em 2011 (não quer jogador deixando a Gávea no meio do ano), afirmou ainda que vê muito potencial no jovem atacante Diego Maurício, disse que acha o lateral esquerdo Juan um excelente profissional, mas que se não estiver motivado pode deixar o clube e, ainda falou sobre como 'escangalha' o atacante Deivid e acredita que o Fla pode tranquilamente usar um esquema com três atacantes. Segue abaixo os melhores momentos dessa entrevista exclusiva do técnico Vanderlei Luxemburgo à Super Rádio Tupi:


Projetos para o Flamengo em 2010 e 2011

O projeto principal são os jogos que faltam. Tem se falado muito de projeto, discutido muito isso, a imprensa tem noticiado muito que vai se construir um centro de treinamento, tudo bem, mas o projeto mesmo é o time. Nós não podemos desligar do time porque o Campeonato Brasileiro é muito perigoso. A primeira preocupação que os grandes times tem quando inicia o Brasileirão é somar pontos para fugir da zona do rebaixamento, para você não ficar sendo noticiado que está no Z4. Porque em um time grande o peso de uma zona do rebaixamento é tão grande como o de um título, então, você bota a cara para fora as pessoas batem e você começa a titubear.

No Flamengo eu tenho que ficar pensando nisso, em avançarmos nos jogos. Respiramos, aí sim, já começar a fazer o projeto para o ano que vem com relação a elenco e aproveitar uma coisa que é característica no Flamengo que é avançar nas categorias de base.


Nas bases, por exemplo, você tem esse time do juvenil, que já têm jogadores, que não para botar agora (nos profissionais), mas pode avançar na parte de fisiologia, na parte de preparação física, para daqui a dois anos estar no time de cima já jogando. Então eu levei o Rafinha e o Willians Amendoim para concentração porque são dois jogadores que se destacaram. E vai ter um profissional contratado, que eu não posso dizer o nome agora, que vai estar no departamento amador acompanhando todas as categorias junto com a administração do departamento. Ele vai estar acompanhando a realidade do futebol brasileiro, onde o jogador que está se destacando joga, para buscar parcerias boas para o Flamengo e acompanhar tudo o que acontece no futebol amador para poder passar para a gente aqui no departamento profissional, onde a responsabilidade vai ser minha.

O talento de Diego Maurício

O Diego Maurício é um jogador com um potencial muito grande, muito forte, mas ele ainda tem uma dificuldade de posicionamento até pela idade dele, por ser muito jovem, ele é ansioso demais. Eu dei uma função tática para ele contra o Avaí e ele ficou impaciente porque eu defini um setor do campo para ele e, as vezes tem isso, ele está acostumado a sair muito para os lados e ficou impaciente, mas eu falei 'calma meu filho que por aqui vai ser bom para você' (risos).

Ele ainda domina a bola e ela fica no meio das pernas dele, tem que fazer ele dominar tirando um pouco do meio das pernas. Ele tem que ficar um pouco mais de lado para os zagueiros, ele fica muito de frente com os zagueiros nas costas dele e a vantagem acaba ficando com o defensor. Ele tem que se posicionar assim para quando a bola for metida, ele tenha o lado do campo para correr enfrentando o zagueiro. Agora isso tudo você tem que ensinar, mas ele tem um potencial fantástico e isso é muito importante.



O baixo rendimento do lateral Juan nesse ano



Quando você ia jogar contra o Flamengo você tinha duas preocupações, como você vai marcar o Juan e o Leo Moura, então, marcava ali, fechava os lados e não deixava a bola sair com o volante porque aí, a frente não era abastecida. O Juan está há muito tempo no clube e o Leo Moura a mesma coisa. Eles têm que saber se eles estão propostos a entender o Flamengo dentro da proposta deles que eles querem como profissionais. Se eles não entenderem, não tem mais porque estar aqui. Esses dois meses que nós vamos ter é para isso, para que eles se coloquem a disposição do projeto do clube para que eles se sintam motivados para estar ali, caso contrário, não serve porque você com muito tempo de casa você vai tendo uma falta de motivação natural, se sente dono do pedaço.


Eu tenho conversado muito com o Juan, ele é meio introvertido, ele não te dá uma abertura muito maior, mas ele tem dado respostas muito aptas a receber informações, eu falo para ele 'meu filho, você é um baita jogador, como é que nós vamos fazer?', mas ele está conversando. Já nesse jogo contra o Inter ele jogou bem, treinou bem, se preparou bem. Eu gosto muito dele, mas é importante ele estar motivado.

Val Baiano, Deivid e Diogo

São dois jogadores diferentes com características diferentes. O Val Baiano se sair da área está morto, não é a característica dele. Ele fez dois gols porque estava onde tinha que estar. O Deivid não, ele é um jogador que cai mais pelos lados do campo e é artilheiro, faz gol. O Deivid tem que estar bem preparado fisicamente, ele estava sem jogar há dois anos. Só de pegar essa semana (de treinamentos antes do jogo contra o Inter), eu dei uma 'escangalhada' nele que ele já deu uma melhorada, já ficou mais forte, saindo mais e puxando as jogadas. Jogador para entrar em campo comigo, tem que estar na ponta dos cascos. Ele tem que correr atrás do prejuízo. Ele estava mal treinado, mas não por culpa de quem estava aqui antes, mas porque ele veio lá de fora mal treinado.

O Diogo também é muito bom jogador, conheci ele na Portuguesa, só que ele era magrinho, ele hoje está mais forte, mais inchado, então, eu preciso treinar mais esses jogadores que eles vão dar a resposta. O Flamengo tem um ataque interessante, jogadores que com mudanças de características eu posso atuar com três atacantes, com dois de lado, com Diego Mauricio e Deivid e um no meio, o Val Baiano.

Fonte: http://www.rj.superesportes.com.br/app/20,77/2010/10/19/noticia_flamengo,3970/luxemburgo-declarou-no-show-do-apolinho-que-quer-comprometimento-com-torneios-do-fla-em-2011.shtml

Nenhum comentário: