Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fla sonha com nova safra parecida com a de Marcelinho, Djalminha & Cia


Equipe juvenil do Flamengo campeã carioca
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Técnico campeão carioca com o juvenil acredita que as revelações rubro-negras podem dar alegrias aos torcedores em um curto espaço de tempo
Por Fred Huber
Rio de Janeiro

No último fim de semana, o time juvenil do Flamengo se sagrou campeão carioca ao derrotar o Botafogo por 2 a 0, na Gávea (no primeiro jogo, no Caio Martins, havia feito 3 a 2). O Rubro-Negro não era campeão invicto na categoria desde 1980. Em 24 jogos, a equipe teve 21 vitórias e 3 empates (96 gols pró - melhor ataque - e 11 contra - defesa menos vazada). No clube, a geração é vista com muita esperança de muitos talentos que possam ser aproveitados no profissional.

Boa parte deste grupo deve representar o Fla na próxima Copa São Paulo de Futebol Junior. O comandante deste time, Fernando Vannucci, acredita que esta geração pode repetir o feito da equipe que conquistou o título desta competição em 1990 e tinha talentos como Marcelinho Carioca, Djalminha, Rogério, Junior Baiano, Paulo Nunes e Marquinhos.

- Esta equipe já vem desde o início do ano junta e os resultados já estão acontecendo. A goleada sobre o Vasco (5 a 1) em São Januário (na semifinal do Carioca) já despertou uma curiosidade maior. Realmente o grupo tem muita qualidade. Alguns jogadores vieram de outras equipes para reforçar o grupo e acredito que, se o trabalho tiver uma boa sequência, em dois anos o Flamengo pode ter uma geração muito forte. Uma parecida como foi a do Junior Baiano, Rogério, Marcelinho, Djalminha... Precisamos de pés no chão, humildade e muito trabalho.

Vannucci, que era do CFZ, chegou ao clube junto com Zico. Ele chegou a pedir demissão quando o Galinho saiu, mas, a pedido do maior ídolo da torcida flamenguista, permaneceu para dar sequência ao trabalho. Toda comissão técnica, aliás, veio do CFZ: o preparador físico William Costa, o auxiliar Márcio Torres e o preparador de goleiros Jorlley.

Os candidatos a revelação do Fla

Alguns jogadores do juvenil já despontam como promessas de craques. Entre eles estão Adrian, Lorran e Thomaz. De acordo com Fernando Vannucci, o primeiro, que é o camisa 10 do time, é um jogador "diferenciado". Para o técnico, a maior virtude do volante Lorran é a qualidade tanto na hora de marcar quanto atacar. Thomaz, o camisa 9, é visto pelo comandante como um grande finalizador.

- O Adrian é um jogador diferenciado, inteligente. Tem muita técnica, é o tipo de atleta que prevê as jogadas. Ainda está no primeiro ano de juvenil, mas não tem diferença para os demais. Ele se dedica muito, é bastante moderno. O Lorran é um jogador que já jogou a Copa São Paulo e tem bastante maturidade. Defende bem e sabe jogar, é um volante com qualidade de meia. Tem ótimo passe. Já o Thomaz é um grande finalizador. Além de saber jogar como referência na frente, pode jogar pelos lados - disse Vannucci.

Estes são só três de um grupo que tem muitas outras apostas. Rafinha, o "Neymar da Gávea", e Romário, por exemplo, que chegaram recentemente do CFZ, também já despertam a admiração na Gávea. Outro que carrega muita expectativa é Matheus, filho do tetracampeão Bebeto, e que também é figurinha carimbada nas seleções de base. Há também o goleiro Caio, que tem estilo semelhante ao de Bruno em campo, e o volante Muralha. O jogador era uma das joias do Vasco e apontado como "novo Juninho Pernambucano", mas o Flamengo o contratou.

O atacante Thomaz, artilheiro do Fla no Carioca com 17 gols, está animado com a chance de mostrar serviço na Copa São Paulo. Amparado no lema "Craque o Flamengo faz em casa", ele espera ser o próximo a fazer sucesso na Gávea e conseguir disputar um campeonato de ponta na Europa.

- Fui o artilheiro do time com 17 gols. Eu comecei como meia, mas o Fernando Vannucci me colocou para jogar mais na frente. Acho que já estou bem adaptado. Todo mundo quer jogar uma competição destas (Copa São Paulo), a expectativa de todos é muito grande. Se Deus quiser vamos disputar e conquistar o título para o Flamengo. Todos confiam muito em nós dentro do clube. Como dizem, craque o Flamengo faz em casa, e desde o Renato Augusto que atletas revelados no clube não fazem sucesso na Europa.

Lorran, capitão do time, apesar de ser volante, é outro que está em dia com a rede. Ele também está com uma expectativa muito boa sobre a possibilidade de disputar a Copinha no próximo ano.

- Costumo fazer muitos gols, fui o vice-artilheiro do time no Carioca com 15. Fiz 19 este ano contando todos os jogos. Nosso grupo tem bastante qualidade e todos se respeitam. Sabemos que a Copa São Paulo é muito difícil porque terá jogadores nascidos em 92, mas esperamos fazer um bom papel.

Depois da conquista do Carioca, o técnico Vanderlei Luxemburgo já observou um atleta do juvenil, o atacante Rafinha. O jovem foi chamado de "Neymar" por causa do cabelo moicano e dos meiões cobrindo o joelho. Fernando Vannucci espera ter mais oportunidades para trocar ideias com Luxa sobre as revelações e, claro, aproveitar para aprender com a experiência do treinador.

- Seria um prazer trocar informações com o Luxemburgo e também estar um pouco mais perto para aprender com a experiência dele. Ele, o Zico e o Toninho Barroso (coordenador da base do Fla) são as pessoas que mais me espelho na minha carreira.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/10/fla-sonha-com-nova-safra-parecida-com-de-marcelinho-djalminha-cia.html

Nenhum comentário: