Total de visualizações de página

domingo, 19 de dezembro de 2010

O campeão do IV Centenário

Em 1965, a cidade do Rio de Janeiro comemorava 400 anos de existência. Para festejar a data, a Federação Carioca resolveu criar a Taça Guanabara, torneio independente envolvendo as seis principais equipes da época (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Bangu e América), o que fez com que o campeonato carioca propriamente dito fosse disputado por apenas oito equipes (as seis já citadas, mais Bonsucesso e Portuguesa), em função da falta de datas.

E a cidade estava mobilizada para conhecer seu campeão. Além do charme do título do IV Centenário, o vencedor sairia de uma disputa muito equilibrada, sem favoritos. As equipes aparentemente mais fortes eram o certinho Fluminense, de Altair, Amoroso e Samarone; o estrelado Botafogo de Gérson e Zagalo, que via o jovem Jairzinho tomar de vez a posição em um Garrincha já em final de carreira; e o Bangu, que montara o melhor time de sua história, com nomes como Paulo Borges, Aladim e Parada. Mesmo o Vasco, que vinha em crise, mostrara força ao vencer a Taça Guanabara, e fazia da zaga formada por Brito e Fontana o seu diferencial. O Flamengo mantinha a base formada pelos meias Carlinhos e Nelsinho, os laterais Murilo e Paulo Henrique e os zagueiros Ditão e Jaime Valente. A novidade estava no ataque, com as contratações do polêmico Almir Pernambuquinho (ex-Santos) e do goleador Silva, vindo do Corinthians. No comando, o ex-zagueiro Armando Renganeschi. Um time que não vinha bem, mas pelo retrospecto de campeonatos recentes deveria ser considerado um dos candidatos ao título.

O campeonato foi disputado em dois turnos, em pontos corridos. O Flamengo estreou vencendo o América por 2x1, em jogo difícil. A seguir, venceu a Portuguesa por 2x0 e empatou com o Bangu em um encarniçado 0x0. O treinador Renganeschi montara uma equipe aguerrida, com um sistema defensivo muito forte, e confiando na dupla de ataque formada por Silva e Almir. Aliás, Silva (que receberia o apelido de Batuta, pela sua liderança em campo), começava a desequilibrar os jogos a favor do time. Foi assim, por exemplo, na dura partida contra o Vasco, quando o atacante marcou o gol da vitória rubro-negra por 2x1, e nos 2x0 sobre o Botafogo, quando Batuta anotou os dois gols da equipe. A essa altura, o primeiro turno chegava ao final (o Flamengo ainda empataria sem gols com o Fluminense e faria 3x0 no Bonsucesso), e os invictos Flamengo e Bangu abriam vantagem sobre os demais, disputando a liderança ponto a ponto, jogo a jogo. A diferença entre eles nunca ultrapassava um ponto.

Vem o segundo turno e os jogos continuam duríssimos. O time segue ganhando na raça, como na virada sobre o América (2x1) ou no apertado 1x0 sobre a Portuguesa, dois jogos em que brilhou a estrela de Almir. Mas, no chamado duelo dos invictos, para muitos a final antecipada, o Flamengo joga muito mal e perde de forma vexatória para o Bangu (0x3). Pior, vê o time de Moça Bonita assumir a liderança, a quatro jogos do final. Vem o jogo de vida ou morte contra o Vasco. Após uma verdadeira batalha, o Flamengo ganha por 1x0 (gol de Silva) e permanece na briga. Depois, obtém mais uma vitória apertada (1x0) contra o Bonsucesso (gol novamente de Silva). O Bangu, como ocorrera em anos anteriores, não consegue administrar a liderança e sucumbe ao salto alto. Empata com América (que cumpria péssima campanha), perde do Vasco e devolve a ponta da tabela ao Flamengo. Quando restavam dois jogos, o rubro-negro tinha uma vantagem de dois pontos.

Vem, então, o Fla-Flu. É neste jogo que Flamengo tem sua melhor atuação na competição. Sufoca o Fluminense desde o início e vence por 2x1 (gols de Neves e Silva), perdendo inúmeras oportunidades. Essa vitória acabaria dando o título antecipado ao Flamengo, já que o tricolor, na rodada seguinte, venceria o Bangu, tirando de vez as chances – só matemáticas – do time da Zona Oeste. No jogo das faixas, o Flamengo, relaxado, ainda perderia para o Botafogo (0x1), mas ninguém se importou. Seguia para a Gávea a taça de campeão do IV Centenário do Rio de Janeiro.

***

O herói: Silva, que marcou o gol do título – um golaço – e decidiu vários clássicos para o time.

O destaque: Silva. Foi o campeonato de Silva, que brilhou absoluto como o grande nome da equipe. Habilidoso, muito bom no jogo aéreo e dono de um chute muito forte, o Batuta caiu de imediato nas graças da torcida rubro-negra. Formou uma dupla muito afinada com outro grande jogador, o raçudo e polêmico Almir, outra contratação bem-sucedida.

O artilheiro do time: Silva, 7 gols.

A revelação: Fefeu, meia-atacante habilidoso vindo do Canto do Rio em 1964, tornou-se em 1965 ótima opção nas ausências do titular Nelsinho. Com incrível facilidade para chegar à frente, Fefeu obteve a impressionante marca de 6 gols em sete jogos no campeonato de 1965. Sua grande atuação foi na partida contra o Bonsucesso, quando marcou todos os gols da vitória por 3x0. Um de seus admiradores era ninguém menos que o craque Zico, que gostava de vê-lo atuando nos treinos. Fefeu permaneceu no Flamengo até 1966, quando foi negociado com o São Paulo.

A curiosidade: A Taça Guanabara, criada pela Federação Carioca como parte dos festejos do IV Centenário, foi concebida como um torneio independente, uma espécie de “aquecimento” para o Campeonato Carioca propriamente dito. Assim permaneceu até 1972, quando, pela falta de datas, foi incorporada ao Carioca como um dos seus turnos. Apenas em 1980 voltaria a ser disputada de forma isolada, independente do campeonato principal (no ano seguinte seria novamente incorporada ao Campeonato, agora Estadual, e assim permanece até hoje). Nessa primeira edição, vencida pelo Vasco, o Flamengo (que é o maior vencedor do torneio) não fez boa campanha, terminando em terceiro lugar, com apenas uma vitória em oito jogos.

O gol: Silva, na vitória do Flamengo por 1x0 sobre o Vasco, no segundo turno. O time vinha de sofrida derrota para o Bangu e precisava vencer para se manter com chances de título. A partida vinha dura, catimbada, até que aos 27’ do segundo tempo Silva apanha uma bola na intermediária, dribla um zagueiro e emenda forte, rasteiro. A bola entra no canto direito de Gainete, que nada pode fazer. Com o gol, o Flamengo venceria o jogo e retomaria a liderança do campeonato, já na reta final.

A melhor partida: Flamengo 2x1 Fluminense (12/12/1965), jogo que deu ao Flamengo o título antecipado (após o tricolor derrotar o Bangu). O Flamengo, embalado pelas vitórias recentes, sabia que a vitória praticamente valia o título. E abandonando o jogo cauteloso, surpreendeu e partiu pra cima do adversário, e logo abriu o marcador, com o ponta-direita Neves, aos 12’. Mas o valente Fluminense empataria logo depois, com Samarone, aos 16’. O rubro-negro continuou pressionando, até que aos 31’, ainda no primeiro tempo, uma bola é alçada na área, à procura de Silva. O Batuta domina no peito, livra-se do zagueiro e fuzila, sem chance para o goleiro Borracha. Um golaço, que valeu a vitória e o título. Na segunda etapa, o Flamengo fechou-se para administrar o placar, e nos contragolpes teve várias chances de ampliar.

Colaboração: Adriano Melo

Fonte: http://www.mkt.flamengo.com.br/reidorio/

Campeonato Carioca de Futebol de 1965
Participantes 8
Período 11 de setembro - 19 de dezembro
Campeão Flamengo
Vice-Campeão Bangu
Artilheiros Amoroso (Fluminense): 10 gols
Maior Público Botafogo 0x2 Vasco: 115.064 pagantes
Introdução
A 60ª edição do Campeonato Carioca foi vencida pelo Flamengo.

Equipes participantes
América
Bangu
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Bonsucesso
Portuguesa
Vasco da Gama

Fórmula de disputa
O campeonato foi feito por pontos corridos, 8 times em uma chave única com jogos de turno e returno. O Primeiro colocado seria o campeão.

Campeonato
Classificação

Col Equipe Pts V E D J GP GC SG
1 Flamengo 22 10 2 2 14 18 8 10
2 Bangu 20 8 4 2 14 26 9 17
3 Fluminense 17 7 3 4 14 24 15 9
4 Botafogo 17 6 5 3 14 18 16 2
5 Vasco da Gama 15 7 1 6 14 24 17 7
6 Bonsucesso 9 3 3 8 14 19 29 -10
7 América 7 1 5 8 14 19 29 -10
8 Portuguesa 5 1 3 10 14 10 30 -20

Col – colocação; Pts - pontos; V - vitórias; E - empates; D - derrotas; J - jogos;
GP – gols pró; GC - gols contra; SG - saldo de gols

Artilharia
Flamengo

Campeonato
Gols Jogador
10 Amoroso (Fluminense)
9 Paulo Borges (Bangu)
7 Silva Batuta (Flamengo)
Sabará (Bonsucesso)
Célio (Vasco)
6 Fefeu (Flamengo)
Parada (Bangu)

Jogos do Flamengo

C.R. Flamengo 2 x 1 América (RJ)
1º Turno
11/09 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Nelsinho, Fefeu, Amauri, Almir, Silva e Rodrigues.
Gols: Fefeu e Silva.
Público: 19.717

C.R. Flamengo 2 x 0 Portuguesa (RJ)
1º Turno
19/09 - Estadio: General Severiano - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Nelsinho, Fefeu, Clair, Cesar Lemos, Silva e Rodrigues.
Gols: Paulo Henrique e Silva.
Público: 7.129

C.R. Flamengo 0 x 0 Bangu (RJ)
1º Turno
25/09 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Carlos Alberto, Cesar Lemos, Silva e Rodrigues.
Público: 25.482

C.R. Flamengo 2 x 1 Vasco da Gama (RJ)
1º Turno
09/10 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Paulo Alves, Cesar Lemos, Silva e Rodrigues.
Gols: Fefeu e Silva.
Público: 54.809

C.R. Flamengo 3 x 0 Bonsucesso (RJ)
1º Turno
16/10 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Paulo Alves, Almir, Silva e Rodrigues.
Gols: Fefeu(3).
Público: 17.664

C.R. Flamengo 0 x 0 Fluminense (RJ)
1º Turno
24/10 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Marco Aurélio, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Paulo Alves, Almir, Silva e Rodrigues.
Público: 89.013

C.R. Flamengo 2 x 0 Botafogo (RJ)
1º Turno
31/10 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Marco Aurélio(Valdomiro), Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Paulo Alves, Almir, Silva e Rodrigues.
Gols: Silva(2).
Público: 68.649

C.R. Flamengo 2 x 1 América (RJ)
2º Turno
03/11 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Paulo Alves, Almir, Silva e Rodrigues.
Gols: Almir e Alemão(contra).

C.R. Flamengo 1 x 0 Portuguesa (RJ)
2º Turno
06/11 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Paulo Alves, Almir, Silva e Rodrigues.
Gol: Almir.
Público: 17.556

C.R. Flamengo 0 x 3 Bangu (RJ)
2º Turno
14/11 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Paulo Alves, Almir, Silva e Rodrigues.
Público: 59.171

C.R. Flamengo 1 x 0 Vasco da Gama (RJ)
2º Turno
28/11 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Clair, João Daniel, Silva e Rodrigues.
Gol: Silva.
Público: 73.243

C.R. Flamengo 1 x 0 Bonsucesso (RJ)
2º Turno
05/12 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Clair, João Daniel, Silva e Rodrigues.
Gol: Silva.
Público: 27.144

C.R. Flamengo 2 x 1 Fluminense (RJ)
2º Turno
12/12 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Neves, João Daniel, Silva e Rodrigues.
Gols: Neves e Silva.
Público: 62.600

C.R. Flamengo 0 x 1 Botafogo (RJ)
2º Turno
19/12 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Neves, Almir, Silva e Rodrigues.
( C.R. Flamengo Campeão Carioca )
Público: 76.205

Campeão
Campeonato Carioca 1965

FLAMENGO
Campeão
15º título

Retirado de "http://www.flamengo.com.br/flapedia/Campeonato_Carioca_1965"

Nenhum comentário: