Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

Aconteceu



Fonte da foto: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Candiota
21 de agosto

1921

De virada, o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 1, em partida válida pelo Campeonato Estadual. O gaúcho Candiota (foto), duas vezes, e o mineiro Junqueira, craques da época, marcaram os gols rubro-negros no confronto. Ambos no mencionado ano tinham apenas 21 anos de idade. Também se destacaram nos grandes times formados pelo clube na década de 20, conquistando juntos, 3 estaduais: 1920, 1921 e 1925 sendo que Candiota, ainda se consagraria campeão também em 1927. Outro acontecimento envolvendo desta vez, Junqueira foi repassado por Ruy Trida Júnior na forma de comentário a este blog. Segundo ele, o grande Doutor Durval Junqueira participou da vitoriosa excursão do Paulistano à Europa em 1925 (emprestado pelo Flamengo).

Vale ressaltar que neste ano foi realizada a primeira final do Cariocão. Como Flamengo e América terminaram empatados, disputaram o título numa só partida, vencida pelo Rubro-negro.

Outra curiosidade a ser destacada era a dupla função exercida pelo zagueiro Telefone, do Flamengo. Ele acumulava o cargo de treinador da equipe.

Confira a ficha técnica do confronto:
Flamengo 3x1 Botafogo
11ª e penúltima rodada do Campeonato Carioca (5ª rodada do 2º turno)
Estádio da Rua Paissandu
Juiz: Pedro Santos
Time: Kuntz, Santiago e Telefone; Rodrigo, João de Deus e Dino; Galvão Bueno, Candiota, Nonô, Junqueira e Orlando; Técnico: Telefone
Gols: Leite de Castro (3' do 2º tempo), para o Botafogo, Candiota (17' e 24' do 2º tempo) e Junqueira (27' do 2º tempo), para o Flamengo

1940

No Torneio Rio-São Paulo, o Flamengo venceu o Palestra Itália, atual Palmeiras, por 3 a 1, no Estádio das Laranjeiras. Castillo e Jarbas, duas vezes, marcaram os tentos rubro-negros.

Neste ano, a competição não terminou, já que os times paulistas abandonaram o torneio na oitava rodada. Flamengo e Fluminense eram os líderes.

Neste ano, em um evento organizado pelo Museu Flamengo, o clube anunciou que solicitará à CBF o reconhecimento de mais este título.

Confira a ficha técnica:
Flamengo 3x1 Palestra Itália (Palmeiras)
4ª rodada do Torneio Rio-São Paulo
Estádio: Laranjeiras
Juiz: Artur Cidrin (SP)
Time: Wálter, Osvaldo e Marin; Pichim (Artigas), Hélio e Médio; Valido (Armandinho), Zizinho, Leônidas, Castillo e Jarbas; Técnico: Flávio Costa
Gols: Liminha (25' do 1º tempo), para o Palestra, Castillo (26' do 1º tempo) e Jarbas (6' e 28' do 2º tempo), para o Flamengo
Expulso: Leônidas (33' do 1º tempo)

Aniversariante:
Chiquinho Pastor
Nome: Francisco de Jesus Fernandes
Data de Nascimento: 21 de agosto de 1946
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Posção: Zagueiro
Período no Flamengo: 1972 a 1974
Jogos: 108
Gols: 0
Títulos: Campeonato Carioca (1972) e Taça Guanabara (1973)
Curiosidade: Em 1973, disputou dois amistosos pela seleção brasileira

Adaptado da Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/442

Fontes consultadas: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Candiota
http://www.flamengo.com.br/flapedia/Junqueira
http://mengo1895.blogspot.com/2008/03/junqueira-um-grande-artilheiro.html#comments



Nenhum comentário: