Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Herdeiros do Galinho: Nélio, o marreco


Nélio faz o segundo gol na final do Brasileiro de 92 contra o Botafogo. O Flamengo venceu por 3 a 0 e empatou a segunda partida, sagrando-se campeão (Foto: Sport Press)

Herdeiros do Galinho: a raça e a juventude de Nélio
Ex-camisa 10 do Flamengo lembra o título brasileiro de 1992, no qual fez um dos gols decisivos quando tinha apenas 21 anos

Claudio Portella
Publicada em 18/08/2011 às 20:02
Rio de Janeiro (RJ)

Jogar em uma Maracanã lotado, em uma final de Campeonato Brasileiro, com a camisa 10 do Flamengo é muita responsabilidade para qualquer jogador. Imaginem para um atleta com pouca experiência e que há pouco tempo estava nos juniores? Pois é. Nélio da Silva Melo, aos 21 anos, teve a honra e missão de representar o manto sagrado, na primeira decisão de uma competição nacional após a depedida de Zico do Flamengo.

Ele já havia sido campeão pelo clube, em 1990 pela Copa do Brasil e em 1991, quando o Fla conquistou o título carioca daquele ano. Entretanto, foi em 1992, que o então jovem atacante, assumiu de vez a camisa 10. Na decisão do Brasileirão, contra o Botafogo, em um Maracanã completamente lotado, Nélio brilhou e manteve a mística de Galinho. Ele fez o segundo gol, na vitória por 3 a 0.

- Lembro bem daquele gol. Vencemos por três gols e ficou difícil para o Botafogo reverter a situação na segunda partida. O Júnior era o grande maestro do time. Eu era um dos mais jovens e tinha essa responsabilidade de vestir a camisa que havia sido de Zico. Foi um dos gols mais importantes da minha carreira. Vinha crescendo de produção. Nas partidas anteriores já tinha marcado - lembrou Nélio ao Herdeiros do Galinho.

O ex-camisa 10 ressaltou que como era muito jovem, não tinha dimensão do peso que era vestir a camisa 10 do clube.

- Desde criança tinha esse sonho. Mas, quando entrava em campo não pensava nisso. Hoje, mais velho, tenho a noção da importância que tive. Confesso que não tinha dimensão dessa grandeza - disse.

A equipe campeã brasileira daquele ano tinha uma bela safra de jovens jogadores. Além de Nélio, o time contava com Júnior Baiano, Marquinhos e Fabinho, todos de grande importância na campanha.

- Mostro para os meus filhos os vídeos e vejo sempre as reprises na televisão. Tenho a camisa da conquista até hoje. Ela está em um quadro. Isso é motivo de muito orgulho para mim e para os meus familiares - destacou o ex-jogador.

Nélio da Silva Ferreira
Títulos mais importantes pelo Flamengo
Copa São Paulo de Futebol Júnior: 1990
Copa do Brasil: 1990
Campeonato Carioca: 1991 e 1996
Campeonato Brasileiro: 1992

Palavra do Galinho

"Estava no Japão na época, no Kashima Antlers. Lembro de ter acompanhado de lá o título. O Nélio era um jogador que atuava mais pelos cantos. Tinha muita raça e identificação com o Flamengo, até por ter sido formado na Gávea. Mesmo sendo jovem, foi muito bem" .

Fonte: http://www.lancenet.com.br/flamengo/Herdeiros-Galinho-Nelio-raca-juventude_0_538146376.html

Nenhum comentário: