Total de visualizações de página

sábado, 6 de agosto de 2011

O Flamengo é CRUEL


Jael aponta para o céu depois de fazer o gol do Flamengo (Foto: Marcelo Carnaval / O Globo)

Cruel, Jael marca no fim, Flamengo bate o Coritiba e dorme na liderança
Gol do atacante aos 44 do segundo tempo garante o sofrido triunfo rubro-negro no Engenhão. Time ultrapassa o Corinthians, que joga domingo
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Um gol salvador do atacante Jael, no apagar das luzes, garantiu ao Flamengo a liderança provisória do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado, no Engenhão. O atacante, que chegou à Gávea com o apelido de Cruel, fez sua segunda partida com a camisa rubro-negra. Entrou em campo contra o Coritiba aos 36 minutos do segundo tempo e teve tempo para uma conclusão na trave e outra certeira, de cabeça, aproveitando um cruzamento de Ronaldinho Gaúcho.

A vitória por 1 a 0, em jogo válido pela 15ª rodada, deixa o Flamengo na ponta do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos, dois a mais do que o Corinthians, que tem dois jogos a menos e enfrenta o Atlético-PR neste domingo, em Curitiba. O Coxa segue em décimo lugar, com 18 pontos.

O próximo compromisso do Flamengo no nacional será contra o Figueirense, no domingo, no Orlando Scarpelli. Antes, na quarta-feira, faz sua estreia na Copa Sul-Americana, em partida contra o Atlético-PR, no Engenhão. O estádio, aliás, recebeu um bom público neste sábado: 24.814 pagantes, com renda de R$ 748.510. O Coritiba joga no domingo contra o Atlético-MG no Couto Pereira.

Coritiba tem mais a bola no início

Sem Airton, suspenso, o Flamengo entrou em campo com o garoto Muralha, habitualmente de características defensivas, compondo o meio ao lado de Willians (que atuou como primeiro volante) e Renato. Mais à frente, Thiago Neves e Ronaldinho formavam uma dupla de apoio ao centroavante Deivid.

O Coxa, por sua vez, teve quatro homens na linha de defesa e, logo à frente, um quadrado firme, que ganhou boa parte das disputas no meio durante a primeira etapa. Com Leandro Donizete, Léo Gago, Tcheco e Rafinha dando apoio a Marcos Aurélio e Bill, o Coritiba teve mais posse de bola que o Fla.

Em determinado momento, o Coxa, que mostrava garra e bom posicionamento ao ganhar quase todas as sobras de divididas, teve 60% de posse, contra 40% do adversário. O time visitante também concluiu mais, embora a pontaria não fosse das melhores. Até o intervalo, foram sete finalizações paranaenses, contra quatro dos cariocas.

A melhor chance do Coritiba na etapa inicial se deu aos 20 minutos, quando Bill recebeu livre, no lado direito da área, e soltou uma bomba cruzada. Felipe fez grande defesa. Pelo Flamengo, uma cabeçada de Renato, logo no início, foi o lance mais perigoso. Apesar de algumas jogadas de efeito de Ronaldinho, o time rubro-negro teve dificuldades para criar nos primeiros 45 minutos.

Inacreditável Futebol Clube

Na volta para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo resolveu mexer no time. O volante Muralha, que teve uma atuação discreta e ainda com um cartão amarelo, deu lugar ao meia Bottinelli. A mexida fez o Flamengo ganhar terreno no meio. O time passou a rondar mais a área do Coxa e, num escanteio, esteve muito perto de abrir o placar. Entretanto, Deivid, debaixo dos paus, conseguiu perder, ao melhor estilo Inacreditável Futebol Clube.

O Coritiba, entretanto, não se acanhou e tratou de buscar o ataque. Também em lance de escanteio, Bill, de cabeça, obrigou Felipe a fazer mais uma grande defesa, aos 12 minutos. Com muita vontade, porém com pouca inspiração, o Flamengo aos poucos passou a dominar a partida. O Coxa, sem a mesma pegada da etapa inicial, passou a ficar encolhido na defesa, com o Rubro-Negro rondando, porém com dificuldades para concluir.

Fla vai para o tudo ou nada, e vence

Tentando reaver o setor de meio-campo, o técnico Marcelo Oliveira tratou de mexer no time do Coritiba. Marcos Aurélio deu lugar a Davi. Depois, o treinador deu novo sangue à lateral esquerda: Lucas Mendes saiu para entrada de Eltinho. O resultado foi levemente satisfatório e, ainda que timidamente, o Coxa foi mais à frente.

Já aos 36 minutos, Vanderlei Luxemburgo deu sua última cartada. Os atacantes Diego Maurício e Jael entraram nas vagas de Thiago Neves e Deivid. Ato contínuo, o Coritiba promoveu sua última mexida, numa tentativa de fechar a equipe: Tcheco saiu para a entrada do defensor Maranhão.

Em seu primeiro lance em campo, Jael quase abriu o placar. O atacante recebeu no lado direito da área e bateu rasteiro. A bola explodiu no poste esquerdo do goleiro Edson Bastos. Daí para o fim, o panorama seguiu com o Flamengo martelando em busca do gol, e o Coritiba fechado, tentando sair na boa. Aos 44 minutos, porém, o Rubro-Negro conseguiu o gol. Ronaldinho cruzou da esquerda, e Jael, livre na área, testou com estilo e fez a festa no Engenhão.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/cruel-jael-marca-no-fim-flamengo-bate-o-coritiba-e-dorme-na-lideranca.html#jogo-flamengo-x-coritiba---06/08/2011-18%3A30

Nenhum comentário: