Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cuiabá, mais um reduto flamenguista

O site Teoria dos Jogos por Vinícius Paiva postou:

A pesquisa da vez: Cuiabá/ MT

Detalhamento da pesquisa:

“Projeto Nossa Casa 2009”

Localidade: Cuiabá /MT.

Instituto: Vetor Pesquisas

Amostra: 500 chefes de família, entre 13 e 20 de março de 2009

Margem de erro: 4,3%

Olá amigos do Globoesporte.com!

Como vocês já sabem, o objetivo desta seção é difundir pesquisas de torcida interessantes, porém pouco divulgadas nacionalmente. Sendo assim, nada melhor do que iniciarmos analisando uma pesquisa do ano de 2009, promovida pelo instituto Vetor Pesquisas na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Resultados:



1) FLAMENGO 20,8%

2) CORINTHIANS 14,7%

3) SÃO PAULO 10,8%

4) PALMEIRAS 5,3%

5) MIXTO ESPORTE CLUBE (MT) 4,5%

6) VASCO DA GAMA 3,3%

7) SANTOS 2,0%

8) OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE (MT) 1,6%

9) CABOFRIENSE 1,2%

10) BRASIL 1,0%

11) BOTAFOGO 1,0%

12) GRÊMIO 0,8%

13) INTERNACIONAL 0,4%

14) CRUZEIRO 0,4%

15) FLUMINENSE 0,4%

16) ATLÉTICO-GO 0,2%

17) ATLÉTICO-MG 0,2%

18) CEARÁ 0,2%

19) NOVA IGUAÇU 0,2%

20) PALMEIRINHA (MT) 0,2%

NENHUM 31%



O resultado da pesquisa – inserida num atlas denominado “Nossa Casa 2009” – parece ter surpreendido até aos maiores entendedores dos hábitos e costumes de Cuiabá. Em reportagem a respeito do tema, o jornal “Diário de Cuiabá” publicou matéria cujo título era: “Quem diria, Cuiabá é flamenguista?!” ( http://bit.ly/owwsUG)

O motivo da surpresa pode ser explicado pelo que os cuiabanos assistem na TV: há anos as emissoras acompanham o Paulistão e os jogos de times paulistas*. Apesar de terem o Flamengo como maior torcida (20,8%), o somatório dos times paulistas supera os cariocas: 38,3% a 25,5%. Deste modo, fica evidente o apelo comercial pelos jogos envolvendo os clubes de São Paulo.

(*Com a recente boa fase, o número de jogos de times cariocas veiculados em Cuiabá aumentou consideravelmente nas últimas semanas)

Naturalmente, esta não é uma boa notícia para o Flamengo. Incrivelmente forte Brasil afora, o Rubro-Negro também finca suas bases na capital mato-grossense, vendo sua torcida representar mais de 80% dos apaixonados por times do Rio. Mas a pouca representatividade de seus rivais tira do clube da Gávea a possibilidade de aumentar ainda mais sua exposição no estado. Botafogo e Fluminense sequer aparecem entre os 10 primeiros. Curiosamente, a pesquisa identificou até torcedores da Cabofriense em maior número – certamente uma distorção resultante da pequena amostra. O Nova Iguaçu – outro pequeno fluminense – também foi lembrado.

Quanto aos paulistas, a ordem de suas torcidas em Cuiabá espelha a configuração nacional: em segundo o Corinthians (14,7%), em terceiro o São Paulo (10,8%) e em quarto o Palmeiras (5,3%). O Santos surge apenas na sétima colocação (2,0%), imediatamente abaixo do Vasco (3,3%). Clubes mineiros e gaúchos são citados em quantidade pouco significativa.

A pesquisa do Instituto Vetor mescla times nacionais e regionais – de modo que os mato-grossenses citados não representem um “segundo time” na preferência dos torcedores. Por isto, a quinta colocação do Mixto (4,5%) é bastante emblemática. Na oitava posição, surge o Operário (1,6%), enquanto o Palmeirinha (0,2%) foi o último na preferência da torcida local.

Por fim, o mapeamento analisa a naturalidade dos entrevistados, concluindo que 1/3 dos mesmos não nasceu no estado de Mato Grosso. Os principais estados de origem foram São Paulo (5,5%) e Minas Gerais (4,9%). O alto percentual de migrantes beneficia a difusão dos clubes paulistas na região, apesar da mesma lógica não se aplicar aos mineiros. O Rio de Janeiro sequer foi citado nesta estatística.

Um grande abraço e saudações!

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2011/09/06/10/

Nenhum comentário: