Total de visualizações de página

domingo, 18 de setembro de 2011

A mística camisa rubro-negra

No ano em que criou a mística em torno da camisa rubro-negra, o Flamengo superou o América por 2 a 1, em partida válida pela última rodada do Estadual. Nonô e Moderato marcaram para o Rubro-negro e levaram o título, o sexto da história, para a Gávea.

E Moderato, autor do tento do título, teve que jogar este confronto com uma cinta, já que havia sido operado poucos dias antes de apendicite, uma intervenção cirúrgica não tão simples na época. Vale lembrar que ele não entrava em campo há 3 meses.

Outra curiosidade importante sobre este ano é a criação da primeira torcida organizada que se tem notícia: a Ala Flamenga. Ao contrário do que a maioria das pessoas pregam, não foi a Charanga a primeira organizada a ser fundada, fato que aconteceu apenas 15 anos depois, em 1942.

É preciso ressaltar que o Flamengo passou por cima de muitos problemas para conquistar o título Estadual deste ano. Como havia sido suspenso pela CBD por 1 ano, no final de 1926, por ajudar o Paulistano, de São Paulo, que brigava contra o amadorismo, o Rubro-negro se viu quase sem jogadores quando, no ano seguinte, conseguiu se livrar da punição e estava se preparando para o Estadual.

Sendo assim, montou um time com ex-jogadores e jovens valores, passando a vencer seus confrontos com a força do manto sagrado.

Confira a ficha técnica do jogo:
Flamengo 2x1 América
Última rodada do Campeonato Carioca
Estádio da Rua Paissandu
Juiz: Otto Bandusch
Time: Amado, Hélcio e Hermínio; Benevenuto, Seabra e Rubens; Cristolino (Newton), Vadinho, Nonô (Frederico). Fragoso e Moderato; Técnicos: Joaquim Guimarães e Juan Carlos Bertoni
Gols: Nonô (20' do 1º tempo) e Moderato (5' do 2º tempo), para o Flamengo, e Celso (16' do 2º tempo), para o América

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/470

Nenhum comentário: