Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

A terceira vitória consecutiva



Thiago Neves e Botinelli comemoram o segundo gol do argentino, o da virada do Fla (Foto: Ag. Estado)

09/10/2011 17h55 - Atualizado em 09/10/2011 19h29

Para o alto e avante: em dia de Messi, Bottinelli dá vitória ao Fla sobre o Flu
Após começar na reserva, argentino entra, faz dois gols e vira o clássico em três minutos. Rubro-Negro sobe para quarto e joga o Flu para sexto
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Com quatro desfalques importantes - Ronaldinho, Willians, Airton e Felipe -, o Flamengo mostrou todo o seu poder de superação para vencer o Fluminense numa incrível virada por 3 a 2, neste domingo, no Engenhão, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor vencia por 2 a 1 até os 41 minutos, quando o argentino Botinelli, com duas pancadas de longa distância, virou a partida, em tarde digna do compatriota Lionel Messi. De cabeça, Sobis e Lanzini marcaram para o Flu. Thiago Neves fez o primeiro gol do Fla diante de 21.052 torcedores pagantes, 25.513 presentes e renda de R$ 637.720,00.

Com o resultado, o Flamengo sobe para 47 pontos, na quarta colocação, e deixa o Flu com 44 pontos, em sexto, fora da zona da Libertadores. Na próxima rodada, o Flamengo encara o Palmeiras, quarta-feira, no Engenhão. No dia seguinte, também no Engenhão, o Fluminense recebe o Coritiba.

A derrota mantém uma incômoda escrita para o time das Laranjeiras. Em oito clássico este ano, nenhuma vitória. Foram quatro empates e quatro derrotas.

O Flamengo começou o jogo mantendo a posse de bola e estudando a melhor maneira de entrar na defesa tricolor. Mas os erros de passe eram recorrentes e faziam com que as jogadas não tivessem sequência. No Flu, a opção de lançar Deco na vaga de Lanzini deu mais qualidade aos passes, mas deixou o time mais lento.

Rafael Moura era o jogador mais perigoso e só não abriu o placar porque faltou capricho aos 15 minutos, quando, após cruzamento de Mariano, furou a bola, que bateu na sua perna de apoio e voltou para a conclusão do próprio He-Man, desequilibrado, para fora.

Até o gandula entra na mira de Vanderlei Luxemburgo

O pé de Diguinho levantado até o rosto de Renato deu o tom do caráter decisivo da partida. Mas as chances eram raras. E o jogo era muito lento e estudado. Vanderlei Luxemburgo reclamava até com o gandula. O time rubro-negro não agredia, tanto que até os 33 minutos só havia conseguido uma finalização, além de 24 passes errados, contra 11 do Flu. Mas clássico é clássico e, num lance muito rápido, o Flamengo quase abriu o placar com Deivid, que recebeu ótimo lançamento de Renato e bateu firme para a defesa de Diego Cavalieri.

A resposta tricolor foi na mesma moeda, em batida de Marquinho de fora da área que Paulo Victor espalmou. Mas, de uma forma geral, o primeiro tempo foi ruim, muito por conta da atuação abaixo da média dos quatro laterais, que erraram demais.

Flu melhora no segundo tempo. Fla faz três alterações de uma só vez

Rafael Moura deixou o gramado sangrando após uma cotovelada de Renato, que garantiu que não foi proposital. O técnico tricolor Abel Braga criticou Vanderlei Luxemburgo por ter falado para He-Man que eles teriam que resolver "lá dentro de campo". Os ânimos ficaram mais exaltados e o Flu voltou melhor para a segunda etapa, criando duas chances ainda no primeiro minuto. Do lado do Fla, chamava a atenção a péssima atuação de Diego Maurício, substituto de Ronaldinho.

Desorganizado, o Flamengo passou a dar muito espaço ao Flu, que foi para cima e conseguiu abrir o placar aos 15 minutos. Marquinho, com muita disposição, ganhou de Diego Maurício e a bola sobrou no bico da área pela direita para Leandro Euzébio, que cruzou na medida para Rafael Sobis, que cabeceou sem defesa para Paulo Victor. 1 a 0.

Após gol, Flu para de jogar e Fla cresce até chegar ao empate

Em desvantagem no placar, o Flamengo teve três alterações de uma só vez: Diego Maurício, Deivid e Maldonado deixaram o campo para as entradas de Negueba, Jael e Bottinelli. Mas quem quase marcou foi o Flu, em cabeçada de Rafael Sobis por cima do gol.

O Flu era melhor, mas o Flamengo, na base da raça, conseguiu o empate aos 23. Após cruzamento longo de Junior Cesar, Márcio Rosário subiu em falso e não conseguiu fazer o corte. O mesmo aconteceu com Carlinhos, que viu Negueba bater cruzado e Thiago Neves desviar para deixar tudo igual: 1 a 1.

Abel também muda em atacado. Mas Fla vira com bombas de Bottinelli

O gol deu ânimo ao Flamengo, que criou boa chance logo depois em chute forte de Bottinelli espalmado por Cavalieri. O mesmo aconteceu minutos depois em batida cruzada de Thiago Neves. O jogo era lá e cá, e o Flu quase desempatou em bela troca de passes que terminou no chute de Marquinho em cima de Leo Moura.

Perdendo terreno, Abel Braga fez três alterações de uma só vez aos 30 minutos. Deco, Diguinho e Sobis para as entradas de Lanzini, Souza e Martinuccio. Deu parcialmente certo. Aos 33 minutos, Mariano acionou Souza, que deu ótimo cruzamento para Lanzini cabecear e fazer 2 a 1.

Abel perde a cabeça e reclama muito. Souza é expulso

Mas o Flamengo não desistiu e mostrou por que nunca perdeu um clássico no Engenhão. Aos 41 minutos, Bottinelli cobrou falta com classe, a bola explodiu no travessão, bateu nas costas de Diego Cavalieri para morrer na rede: 2 a 2. Três minutos depois, o mesmo Bottinelli, em dia de Messi, recebeu na entrada da área e soltou uma bomba no cantinho, para fazer 3 a 2 e virar a partida.

Após o gol rubro-negro, os tricolores perderam a cabeça. Abel foi expulso xingando muito o árbitro Felipe Gomes da Silva. O treinador reclamou alegando que não houve falta de Lanzini no lance que originou o gol de empate rubro-negro. Após falta em Bottinelli, Souza recebeu o cartão vermelho. Rafael Moura discutiu asperamente com o juiz, que reagiu com empurrões mas não levou cartão. E a festa foi toda rubro-negra, que está mais do que nunca na briga pelo título.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/para-o-alto-e-avante-em-dia-de-messi-botinelli-da-vitoria-ao-fla-sobre-o-flu.html

Nenhum comentário: