Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Uberlândia também é reduto de flamenguistas

A Pesquisa da vez – Uberlândia/MG

seg, 07/11/11por Vinicius Paiva |categoria Minas Gerais, Pesquisas de torcida

Os preparativos indicavam uma enorme festa em preto e branco. E se o time não correspondeu em campo, pode-se dizer que a torcida corintiana fez sua parte nas arquibancadas do Parque do Sabiá, em Uberlândia. O América-MG, virtual rebaixado, estragou os planos do Corinthians com a vitória por 2 a 1. E ainda calou às muitas críticas de que estaria “invertendo o mando de campo” num momento decisivo do campeonato. A renda de R$ 961.210,00 foi uma das maiores do Brasileirão, e deve ajudar o Coelho a colocar as contas em dia neste fim de temporada.

Sem sombra de dúvidas, o Triângulo Mineiro é uma das regiões de grande influência paulista em Minas Gerais – ao lado do Sul de Minas. Mas apesar do bom comparecimento da Fiel ao estádio, foram vendidos “apenas” 37 mil dos 52 mil ingressos disponíveis. A explicação para o fato residiria na configuração de torcidas da cidade de Uberlândia. Pesquisa elaborada pelo Instituto Veritá em parceria com o jornal “Correio de Uberlândia” em 2008 expõe a torcida corintiana como a segunda maior da cidade:

Flamengo - 28,5%

Corinthians - 15,5%

São Paulo - 14,5%

Vasco - 10,6%

Palmeiras - 9,2%

Cruzeiro - 6,3%

Atlético-MG - 3,9%



Embora um tanto defasados, os dados são importantes por demonstrarem a força de cariocas e paulistas – e a relativa fraqueza dos mineiros – numa das três cidades mais visitadas pelos clubes de Belo Horizonte. Como todos sabem, desde o fechamento do Mineirão, Cruzeiro, Atlético e América vem se revezando entre Uberlândia, Sete Lagoas e Ipatinga – esta última já analisada aqui no blog. Resta claro que entre as três, Uberlândia seria a “pior opção” para mando dos mineiros, a não ser que o objetivo seja aumentar a arrecadação com base na torcida visitante. O que fez o Coelho no dia de ontem.

A nota triste fica por conta da intimidação de alguns corintianos aos poucos torcedores do América presentes à zona mista do estádio – conforme relato do blog Olhar Crônico Esportivo, do amigo Emerson Gonçalves. A pouca presença de americanos pode ser conferida por meio de vídeo do Correio de Uberlândia no momento do gol do América.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2011/11/07/a-pesquisa-da-vez%E2%80%93uberlandiamg/

Nenhum comentário: