Total de visualizações de página

sábado, 24 de dezembro de 2011

100 anos de Futebol

Futebol do Flamengo surgia há 100 anos. Na noite de Natal



Vinte e quatro de dezembro de 2011. Uma data especial para o Flamengo e seus torcedores. Há exatos 100 anos, na véspera do dia de Natal de 1911, o futebol do clube mais popular do Brasil era criado. O Clube de Regatas do Flamengo nasceu em novembro de 1895 como uma agremiação voltada para a prática do remo. O futebol só chegaria ao clube já após a primeira década do século XX.

Em 2 de outubro de 1911, nove jogadores do Fluminense, insatisfeitos com a direção do clube após um desentedimento sobre a escalação do time, decidiram deixar o Tricolor. E apresentaram ao Flamengo uma proposta para a criação de uma seção de futebol, a primeira modalidade do departamento de “esportes terrestres”. Sugestão que foi aprovada em uma assembleia realizada na noite de Natal daquele ano.

Os nove pioneiros foram: Alberto Borgeth, Armando de Almeida, Emmanuel Nery, Ernesto Amarante, Gustavo de Carvalho, Lawrence Andrews, Orlando Sampaio Mattos, Othon Baena de Figueiredo e Píndaro de Carvalho.

Foram necessários ainda cinco meses para que aquele grupo, reforçado por outros jogadores convidados a integrar a nova equipe de futebol da então capital federal, entrasse em campo. E a estreia mostrou que aquele time tinha grande potencial. Uma goleada de 16 a 2 sobre o Mangueira, pelo Campeonato Carioca, no estádio da Rua Campos Sales. Gols de Gustavo de Carvalho (cinco), Ernesto Amarante (quatro), Alberto Borgeth (quatro) e Armando de Almeida (um).

Em 13 jogos, o Flamengo obteve nove vitórias, dois empates e duas derrotas. E ficou com o segundo lugar, atrás do Tricolor, que venceu o primeiro Fla-Flu (3 a 2). No segundo turno, deu Flamengo: 4 a 0.

Foto: Flaestatística.com

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/memoriaec/2011/12/24/futebol-do-flamengo-surgia-ha-100-anos-na-noite-de-natal/

Nenhum comentário: