Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O precursor das torcidas organizadas



Primeira torcida organizada do Brasil, a Charanga Rubro-Negra não existiria se não fosse um obstinado torcedor do Flamengo. Jayme de Carvalho, ilustre criador da mais charmosa torcida que já existiu, caso estivesse vivo, completaria nesta sexta-feira 100 anos. Quis o destino que esse baiano, apaixonado pelo manto sagrado, deixasse saudade desde 1976, quando faleceu aos 64 anos.

Com um amor exemplar ao Flamengo, Jayme fundou a Charanga Rubro-Negra em 11 de outubro de 1942. Na verdade, ele criou uma torcida, o nome acabou "dado de presente" por Ary Barroso, destacando que o grupo só sabia fazer barulho. No entanto, o nome foi adotado por Jayme, afinal não tinham músicos na torcida, apenas apaixonados pelo Rubro-negro.

No sábado anterior ao jogo em que a Charanga apareceu pela 1ª vez, Jayme e um amigo esperaram até de noite para conseguir a única bandeira do Flamengo existente na cidade, hasteada no mastro da sede do clube. Depois, ficaram até de madrugada a tingir um morim – tecido de algodão, branco e fino – de vermelho e preto com a inscrição: "Avante, Flamengo!".

Na manhã seguinte, no dia 11 de outubro, Jayme chegou cedo ao estádio da rua Álvaro Chaves para a disputa contra o Fluminense, em companhia de cerca de quinze músicos, portando um trombone, dois clarins e mais dez instrumentos rítmicos. A presença daquela turma ruidosa instalada nas arquibancadas causou espanto, pois até aquele momento a música só fazia parte das comemorações fora do estádio, ora nos cafés ora nas ruas, com os desfiles de carro a imitar os corsos do carnaval.

Sua fama se espalhou e sua habilidade de orientar torcedores foi útil até para as autoridades brasileiras na Copa de 1950, quando ajudou a polícia. Na década de 60, recebeu o ‘título’ de chefe dos chefes de torcida das demais organizadas, inclusive dos times rivais como Vasco, Botafogo, Fluminense e até do Corinthians.

Recebeu o título oficial de torcedor número um do Rio de Janeiro, além de ser condecorado como cidadão honorário do Estado pelos serviços prestados ao "clube mais querido do Brasil".

Mas nem tudo foram flores para a Charanga. A torcida sofreu alguma resistência por parte do meio esportivo, isto porque a desafinação dos instrumentos revelou-se um recurso estratégico não só para apoiar ao time do Flamengo, mas para atrapalhar a concentração dos adversários, já que a Charanga se posicionava estrategicamente atrás do gol adversário.

Em certa ocasião, em um jogo contra a equipe do São Cristovão, quando o Flamengo fez o seu quarto gol, o goleiro do time adversário perdeu a paciência e foi reclamar com o juiz sobre a torcida, que o perturbava atrás do gol. O juiz ordenou a retirada imediata da Charanga e o caso terminou na justiça desportiva.

Além de anular a partida, alguns dirigentes queriam banir a Charanga em definitivo dos jogos. E alguns adversários chegaram a dizer que, aquela bossa de grupos musicais nos estádios do Rio "era a maior chatice descoberta pelo homem", mas a proibição não foi atendida pelo presidente da Federação Metropolitana de Futebol, Vargas Neto.

Antes de ser acometido por um câncer, Jayme passaria a liderança da torcida à sua mulher, Laura, que manteria ativa a Charanga. Enfermo no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, este ilustre rubro-negro não deixaria de enviar cartas à seção de leitores dos jornais da cidade, de onde continuaria a instruir os torcedores e a propagar seu ideais pedagógico-nacionalistas, expressos em lemas como "O Flamengo ensina a amar o Brasil sobre todas as coisas" e "Onde encontrares um flamengo, encontrarás um amigo".

Em 2008, Jayme foi escolhido para ser um dos primeiros torcedores a serem homenageados no Maracanã, ganhando uma placa em uma das entradas da torcida do Flamengo.

JAYME DE CARVALHO
Nome completo: Jayme Rodrigues de Carvalho
Data de nascimento: 9 de dezembro de 1911
Local: Salvador (BA)
Data de óbito: 4 de maio de 1976 (com 64 anos)
Local: Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/607

Nenhum comentário: