Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Campeão pela primeira vez (INVICTO)

1990: a primeira Copa do Brasil do Flamengo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com campanha irrepreensível, o Mengão conquistou o primeiro título da competição

Nos primórdios de sua existência, a Copa do Brasil era realizada com apenas 32 clubes. Campeões e vices estaduais de alguns estados, apenas os campeões de outros, numa competição enxuta e complicada. O Flamengo conseguiu a classificação pelo vice-campeonato estadual de 1989.

Na primeira fase, o adversário foi o Capelense, campeão alagoano. Em dois jogos, o Flamengo conquistou a vaga vencendo por 5 a 1 e 4 a 0. Nesta época, não existia a regra de eliminar o jogo de volta em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença.

Classificado, o Mais Querido encarou o Taguatinga-DF na fase seguinte. Vitória por 2 a 0 e empate por 1 a 1 garantiram a vaga nas quartas de final.
 
Depois de bater o Bahia nas quartas (1 a 1 e 1 a 0) e o Náutico na semifinal (3 a 0 e 2 a 2), a equipe dirigida por Jair Pereira enfrentou o Goiás na decisão. O zagueiro Fernando fez o gol da vitória no jogo de ida, em Juiz de Fora (MG), e com isso os rubro-negros jogariam pelo empate na partida decisiva, em Goiânia.

E foi mesmo com o empate que o título foi definido. Diante de mais de 45 mil pessoas no Serra Dourada, o Flamengo segurou o 0x0 que garantiu a conquista invicta: foram 6 vitórias e 4 empates. O centroavante Gaúcho foi o artilheiro do time, com cinco gols. Esta foi a primeira conquista de Júnior em sua segunda passagem pelo Flamengo, após retorno da Itália, motivado pelo desejo de que seu filho o visse atuando com o Manto Sagrado.

Na partida decisiva, o time atuou com Zé Carlos; Aílton, Vitor Hugo, Rogério e Piá; Uidemar, Júnior e Bobô (Nélio); Renato Gaúcho, Gaúcho (Marquinhos) e Zinho.
 

Nenhum comentário: